domingo, 23 de abril de 2017

ROTEIRO TESTES 1 GARI PORTUGUÊS E MATEMÁTICA


Resultado de imagem para imagem de bons estudos


É hora de se preparar para o concurso de gari a Comlurb, 
pois concorrência promete ser enorme:


Para ajudar na preparação dos futuros candidatos do concurso publica teste de Português Matemática, com questões selecionadas por professores . Veja quantas consegue acertar!


SAIBA MAIS SOBRE O PROBLEMA

Recente documento, elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revela que o Brasil é um país mergulhado na sujeira: metade dos municípios não têm serviço de esgoto sanitário, 70% do lixo das cidades são jogados em lixões e alagados (rios, lagos, mar, etc.) e apenas poucos municípios fazem coleta seletiva de lixo.

Os brasileiros produzem todos os dias mais de 125.000 toneladas de lixo, além dos 14,5 milhões de metros cúbicos de esgoto. O destino inadequado de todo esse lixo e esgoto ajuda a explicar por que ainda sofremos com doenças do século XIX, como a febre amarela, as hepatites, as diarréias, os vermes e mesmo as recentes epidemias de Dengue.

Outros fatos preocupantes são:

• o grande volume de lixo encontrado nas ruas, o que segundo a COMLURB demonstra a falta de educação da população que joga lixo de todos os tipos nas vias públicas;

• as milhares de crianças que trabalham revirando lixo nos lixões, disputando com moscas, ratos e urubus, os restos de comida ou objetos que podem ser reaproveitados ou vendidos;

• o chorume, líquido contaminado liberado pelo lixo em decomposição,
atinge rios, lagos e a Baía de Guanabara, dentre outros, contaminando peixes, aves e o próprio Homem, gerando graves doenças, problemas sociais e ambientais.


01 Este é um texto retirado de um pequeno jornal de um colégio do Rio de Janeiro e seu valor está no assunto que aborda: o lixo.

Para dar valor ao que nele é expresso, o autor procurou destacar
dois aspectos, manifestados na primeira linha do texto:

(a) atualidade e credibilidade;

(b) objetividade e cientificismo;

(c) autoridade e sentimentalismo;

(d) suspense e negativismo;

(e) verdade e nacionalismo.

02 No texto, o autor explica o significado da sigla IBGE e não
explica a sigla COMLURB; isto se deve a que:

(a) a primeira sigla é pública e a outra, privada;

(b) a primeira é lida letra a letra enquanto a segunda, como
uma palavra;

(c) a primeira é mais conhecida que a segunda;

(d) na segunda, nem todas as letras significam palavras;

(e) na opinião do autor, a segunda é bastante conhecida.

03 O uso de dois pontos (:) após a expressão “mergulhado na
sujeira” indica a futura presença de um(a):

(a) enumeração; (b) explicação;
(c) comparação; (d) retificação;
(e) citação.

04 “...metade dos municípios não têm serviço de esgoto sanitário,...”sobre a concordância desse segmento do texto pode-se dizer que:

(a) a forma verbal correta seria têem;

(b) a forma verbal está incorreta porque deveria estar no singular;

(c) a forma verbal também poderia ser usada no singular;

(d) o verbo ter deveria ser substituído por haver;

(e) para o verbo estar no plural, metade deveria ser substituído
por 50%.

05 “...70% do lixo das cidades são jogados em lixões e alagados...”; o item abaixo em que a concordância com a expressão de porcentagem está errada é:

(a) 10% dos municípios contêm coleta seletiva de lixo;

(b) 1% dos brasileiros tem consciência do problema do lixo;

(c) 1,5% da população desconhecem o problema do lixo;

(d) 23% das crianças das favelas trabalham com o lixo;

(e) 18% dos rios estão poluídos por causa do lixo.

06 “...rios, lagos, mar, etc.”;o uso de ETC. indica que:

(a) não há outros alagados a serem citados;

(b) os demais alagados não têm importância;

(c) os demais alagados são desconhecidos;

(d) há outros alagados não citados;

(e) há necessidade de citar todos os alagados.

07 Hepatite tem um sufixo ( -ite) – com o significado de “inflamação”; o vocábulo abaixo que possui sua significação
corretamente indicada é:

(a) rinite – inflamação nos rins;

(b) estomatite – inflamação no estômago;

(c) nefrite – inflamação nos nervos;

(d) tendinite – inflamação no calcanhar;

(e) otite – inflamação no ouvido.

08 Há um erro na construção do seguinte segmento do texto
abaixo:

(a) “as milhares de crianças que trabalham revirando lixo nos
lixões”;

(b) “Os brasileiros produzem todos os dias mais de 125.000
toneladas de lixo”;

(c) “Recente documento, elaborado pelo IBGE”;

(d) “e apenas poucos municípios fazem coleta seletiva de lixo”;

(e) “O destino inadequado de todo esse lixo e esgoto”.

09 O item em que o QUE destacado pertence à classe diferente
da dos demais é:

(a) “...revela QUE o Brasil é um país mergulhado na sujeira...”;

(b) “...a falta de educação da população QUE joga lixo...”;

(c) “as milhares de crianças QUE trabalham...”;

(d) “...o QUE segundo a COMLURB...”;

(e) “...os restos de comida ou objetos QUE podem ser reaproveitados...”.

10 O item em que o vocábulo em maiúsculas tem seu antônimo
corretamente indicado é:

(a) “RECENTE documento, elaborado pelo IBGE...” - PASSADO;

(b) “...um país MERGULHADO na sujeira:...” – INUNDADO;

(c) “O destino INADEQUADO de todo esse lixo...” – APROPRIADO;

(d) “O grande VOLUME de lixo...” – MANANCIAL;

(e) “...gerando GRAVES doenças...” – AGUDAS.

11 Na expressão “século XIX”, lê-se o numeral em romanos
como cardinal (=dezenove); o item abaixo que deve ser lido
como ordinal é:

(a) livro XXIII; (d) livro XL;

(b) livro X; (e) Livro C.

(c) livro XI;

12 “Coleta seletiva de lixo” significa:

(a) coletar lixo em hora marcada;

(b) coletar lixo armazenado em sacos plásticos;

(c) depositar lixo em locais apropriados;

(d) coletar lixo separado segundo o seu tipo;

(e) recolher o lixo em bairros privilegiados.

13 Entre os males relacionados ao atual tratamento dado ao lixo só NÃO se encontra(m):

(a) o crescimento dos esgotos sanitários;

(b) algumas doenças;

(c) as recentes epidemias;

(d) a poluição ambiental;

(e) alguns problemas sociais.

14 O item em que o vocábulo destacado tem seu valor corretamente indicado é:

(a) “...além dos 14,5 milhões de metros cúbicos de esgoto.”
– lugar;

(b) “...ajuda a explicar por que ainda sofremos com doenças...”
– causa;

(c) “...como a febre amarela...” – conformidade;

(d) “...o que, segundo a COMLURB...” – posição;

(e) “...reaproveitados ou vendidos.” – explicação.

15 “...o chorume, líquido contaminado liberado pelo lixo em decomposição, atinge rios, lagos...”; as vírgulas, nesse segmento, são usadas respectivamente, para:

(a) separar aposto e marcar enumeração;

(b) indicar inversão na frase e separar termo intercalado;

(c) marcar enumeração e destacar um elemento;

(d) indicar inversão e separar aposto;

e) marcar uma explicação e dar realce a termos.

16 Se colocarmos a forma verbal do título – saiba – na segunda pessoa do singular do imperativo negativo, a forma correta será:

(a) não sabe; (b) não sabes;

(c) não saiba; (d) não saibas;

(e) não soubeste.

17 A finalidade principal do texto deve ser a de:

(a) criticar as autoridades governamentais;

(b) denunciar a poluição ambiental;

(c) procurar aumentar o conhecimento do assunto;

(d) mostrar soluções para o problema do lixo;

(e) indicar os principais problemas do país.

18 “...que trabalham revirando lixo nos lixões...”; em relação ao verbo anterior, o gerúndio revirando mostra uma ação:

(a) anterior; (b) posterior;

(c) simultânea; (d) conseqüente;

(e) causadora.

19 O documento elaborado pelo IBGE tem valor prioritário de:

(a) conselho; (b) denúncia;
(c) acusação; (d) crítica;
(e) elogio.

MATEMÁTICA

20 Qual é o menor número que é maior que 100 e é múltiplo comum de 3 e de 4 ?

108 : 3 = 36

108 : 4 = 27, então o número é 108


(a) 96; (b) 102; (c) 104; (d) 108.

21 Determine a sentença falsa:

(a) 770 é divisível por 7;

(b) 13 é divisor de 260;

(c) O maior múltiplo de 9, menor que 100 é 99;

(d) 204 é divisível por 24.

22 O número 13 tem apenas dois divisores, que são 1 e 13Entre 20 e 30, quantos são os números que têm só dois divisores?

Resolução: Entre os números 20 e 30 existem 9 números que são:
21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28 e 29.
D 21 = {1, 3, 7, 21}
D 22 = {1, 2, 11, 22}
D 23 = {1, 23} 
D 24 = {1, 2, 3, 4, 6, 8, 12, 24}
D 25 = {1, 5, 25}
D 26 = {1, 2, 13, 26}
D 27 = {1, 3, 9, 27}
D 28 = {1, 2, 4, 7, 14, 28}
D 29 = {1, 29}

Observe que os números que possuem 2 divisores são os números primos que são divisíveis por um e por si mesmo.

Então os números que possuem dois divisores entre 20 e 30 são os números 23 e 29.
Existem 2 números entre 20 e 30 que possuem dois divisores.
Resposta letra b

Fonte(s):Prof.
DIOVAN · 7 anos atrás

(a) 2; (b) 3; (c) 4; (d) 5.

23 Uma torta de morangos, dividida em pedaços iguais, foi colocada à venda em uma confeitaria. Em meia hora, 3/4 da torta já haviam sido vendidos, restando apenas 6 pedaços.

Em quantos pedaços a torta foi dividida?
Dados:

Torta inteira: 4/4
Torta vendida: 3/4
Resto da torta: 4/4 - 3/4 ===> 1/4
1/4 . x = 6
x/4 = 6
x = 4 * 6
x = 24 pedaços.



(a) 6; (b) 7; (c) 30; (d) 24.

24 Um clube de xadrez tem 60 associados, 18 dos quais com menos de 15 anos de idade. Esses jovens correspondem a que fração do quadro de associados?

18/60:6 = 3/10

(a) 10/30; (b) 3/10;

(c) 4/15; (d) 15/60.

25 Quantos centímetros há em 2Km?

IPC: Para transformar 2 km para centímetros sou você tem que multiplicar 2 x 100000, porque 1 km é 100000 cms.
Então, você sabe, se você precisa calcular quantos centímetros são 2 quilômetros você pode usar esta regra.
2 quilômetros = 200000 centímetros

(a) 2000; (b) 20000;

(c) 200000; (d) 2000000.


26 Um filme de 24 poses custa R$ 6,45. Na compra de dois desses filmes, a loja dá um desconto de R$ 2,50. Comprei 2 filmes e paguei com 2 notas de R$ 10,00. Qual foi o meu troco?

Resolução: 6.45 x 2 = 12.90 -2.50 = 10.40 -20.00 = 9.60

(a) R$ 7,10; (b) R$ 9,40;

(c) R$ 9,60; (d) R$ 10,40.


27 Uma cesta pequena de morango pesa 0,35 Kg. Um feirante leva, para vender, 800 dessas cestas. A quantos quilogramas isso corresponde?

Resolução: 800x0,35= 280

(a) 280; (b) 70;

(c) 28; (d) 7.


28 Sabendo-se que 123456 x 789 = 97406784, conclui-se que o resultado de 1234,56 x 78,9 é :

Solução:

Efetua-se a multiplicação como se fossem números inteiros. Contamos as casas decimais do multiplicando e do multiplicador. No resultado obtido contamos as casas da direita para a esquerda e colocamos a vírgula.

1234,56
   X    78,9
97406,784

Resposta: 97406,784 – letra b


(a) 9740,6784; (b) 97406,784;

(c) 974067,84; (d) 9740678,4.



29 A divisão 654 : 9870 tem o mesmo resultado que:

 Para que você obtenha o mesmo resultado, tens que multiplicar numerador e denominador, ou seja, dividendo e divisor pelo mesmo valor (Equivalente de 10) terminando com a vírgula. Assim, vamos analisar:

a= Se multiplicar ambos por 1000, pois temos em cada três casas decimais, teremos 654:987 e não é a mesma coisa.

b= Se multiplicarmos por 100, por causa do 9,87 (Duas casas decimais) teremos 6540:987 e não é a mesma coisa.

c= Se multiplicarmos ambos por 10, pois só existe uma casa decimal em cada um, teremos 654:987 que não é a mesma coisa.

d= Se multiplicarmos ambos por 100 por causa das duas casas decimais de 6,54, teremos 654: 9870 que é identico ao solicitado, portanto a resposta é D.

É só extirpar as vírgulas nas sentenças, transformando os números decimais em inteiros.


(a) 0,654 : 0,987;

(b) 65,4 : 9,87;

(c) 65,4 : 98,7;

(d) 6,54 : 98,7.


30 O Resultado de 24: [ ( 14 – 6 ) . 3 ] é:

24:[ 8.3]= 24:24=1

(a) 9; (b) 8;

(c) 7; (d) 1.



31 A escola tem 350 alunos e a cantina vendeu 4025 hambúrgueres em setembro. Qual foi o consumo médio por aluno, nesse mês?

Resolução: 4025:350 = 11,5

(a) 9; (b) 10,5; (c) 9,5; (d) 11,5.



32 Quanto é 30% de R$ 420,00?

42x3 = 126

(a) R$ 14,00; (b) R$ 42,00;

(c) R$ 84,00; (d) R$ 126,00.



33 Na lanchonete, um sanduíche que custava R$ 2,80 teve seu preço aumentado em 25%Esse sanduíche passou a custar:

(a) R$ 3,50; (b) R$ 3,05; (c) R$ 2,95; (d) R$ 0,70.

34 Em 1996, Maria trabalhou 7 meses em uma empresa, com um salário de R$ 600,00. Por isso, recebeu a quantia igual a 7/12 de um salário, correspondente à parte do 13º- salário. De quanto foi a quantia recebida?

(a) R$ 350,00; (b) R$ 300,00; (c) R$ 60,00; (d) R$ 50,00.



35 A equação x2 + 13x + 40 = 0 tem duas raízes. Subtraindo a menor da maior obtém-se:

x² + 13x + 40 = 0 
é uma equação do 2° grau, onde 
a = 1 
b = 13 
c = 40 

para resolver usamos basta fazermos : 

Δ = b² - 4ac = (13)² - 4 . 1 . 40= 169 - 160 = 9 

então: 
x = (-b ± √ ∆) / 2a 

x = (-13 ± √ 9) / 2 . 1 

x = (-13 ± 3) / 2 

x = (-13 + 3) / 2 = -10 / 2 = -5 
x = (-13 - 3) / 2 = -16 / 2 = -8 

Logo, as raízes da equação são -5 e -8 . 
Subtraindo a menor (-8) da maior (-5) = (-5) - (-8) = -5 + 8 = 3 

Portanto , a resposta certa é : d)


(a) 1/2; (b) 1; (c) 3/2; (d) 3.



36 A solução de é:  2X+3/5 - 4X+2/2=7

(2x+3)/5 - (4x+2)/2 = 7
mmc(5,2) = 10; logo,

2*(2x+3)10 - 5*(4x+2)/10 = 10*7/10
Multiplicando tudo por 10, eliminamos os denominadores:

4x + 6 - (20x + 10) = 70
4x + 6 - 20x - 10 = 70
-16x = 70 - 6 + 10 = 74
Multiplicando por (-1),

16x = -74
x = -74/16 
x = -37/8

Alternativa (c)



(a) -9; (b) 1/10; (c) -37/8; (d) 37/8.


37 Uma caixa da água com a forma de bloco retangular, com dimensões de 1m por 1,20m por 0,80 m, tem uma capacidade de:

(a) 9,6 L; (b) 960 L; (c) 96 L; (d) 9600 L.



38 Um automóvel a 36km/h percorre a cada segundo:

(a) 24 m; (b) 12 m; (c) 15 m; (d) 10 m.



39 Se quatro impressoras iguais imprimem 600 cartazes em 2,5 h, em quanto tempo duas dessas máquinas imprimirão o triplo de cartazes?

(a) 2 h; (b) 5 h; (c) 7 h 30min; (d) 15 h.



40 Uma loja oferece este plano de pagamento: O cliente paga em 3 vezes, sem entrada; as prestações são mensais e a vence 1 mês após a compra; sobre o valor da mercadoria são cobrados juros compostos de 10% a.m., por 3 meses; o montante da dívida é dividido igualmente entre as 3 prestaçõesNesse plano, quem compra um aparelho no valor de R$480,00 paga prestações de:

(a) R$ 212,96; (b) R$ 195,30; (c) R$ 200,00; (d) R$ 205,10.


Gabarito
01 A|02 E|03 B|04 C|05 C|06 D|07 E|08 A|09 A|10 C|11 B|12 D|
13 A|14 B|15 A|16 D|17 C|18 C|19 B|20 D|21 D|22 A|23 D|24 B|
25 C|26 C|27 A|28 B|29 D|30 D|31 D|32 D|33 A|34 A|35 D|36 C|
37 B|38 D|39 D|40 B

ROTEIRO 2 TESTE DE MATEMÁTICA