60 EXERCÍCIOS de PORTUGUÊS DIVERSOS - 02
|
01) (CÂM.DEP.) Dadas as assertivas:
|
1) O mau funcionário extorquiu dinheiro do cidadão.
|
2) Passou maus bocados com os exames de infravermelho e infrasom.
|
3) Havia muitas pessoas na lesta, mas poucas conhecidas.
|
4) Advém daí, todas as desgraças e infortúnios do homem.
|
5) Promoção do ano: Toalha a cinco mil cada
|
Pode-se afirmar que:
|
a) somente 1 e 3 estão corretas.
|
b) somente 1, 2 e 3 estão corretas.
|
c) somente 1, 2, 3 e 5 estão corretas.
|
d) todas estão corretas.
|
e) todas estão incorretas.
|
2) (TTN) Assinale o único trecho inteiramente correto.
|
a) As regiões de um país funcionam como os jogadores de um time de futebol. Sempre há um que aparece mais; porém, ele não é nada sem os outros.
|
b) O país está doente e os sinais confirmam que a cada dia: a fome, a miséria, a corrupção estão cada vez mais piores cm todos os setores.
|
c) O Brasil é um país muito grande, não só em extensão territorial mas em diversidade étinico-cultural.
|
d) O que seria da música brasileira sem Gil, Caetano, Milton Nascimento, e tantos grandes compositores espalhados pelo país à fora?
|
e) A crise política, econômica e social, afeta interesses de desenvolvimento cultural, de forma a variar as conotações e denotações da linguagem falada e escrita.
|
3) (CÂM.DEP.) Não ______ eu que ______ o livro; se fosse, ______
|
a) foi - tirou – dizer – te - ia
|
b) fui - tirei – dir-te-ia
|
c) foi - tirou - te diria
|
d) fui - tirei - diria-te
|
4) (TTN) Marque o trecho que contém erro quanto à sintaxe de concordância.
|
a) O projeto de integração que vêm realizando as frágeis democracias uruguaia, argentina e brasileira é um esforço inegavelmente significativo para o cone sul.
|
b) Há registros de um sistema de exames competitivos elaborado pelos chineses, há mais de 2.000 anos antes de Cristo, para selecionar crianças superdotadas.
|
c) Grande número de programas têm sido direcionados, nos EUA, para áreas consideradas prioritárias pelo Estado, como matemática e ciências.
|
d) Ignorância, preconceito e tradição mantém vivas uma série de idéias que dificultam a implementação de programas direcionados às crianças superdotadas.
|
e) São extremamente importantes, para se criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos superdotados, a criação de uma variedade de experiências de aprendizagem enriquecedoras e estimulantes.
|
5) (AFTN) Assinale o trecho construído em linguagem escorreita, segundo o padrão oficial da língua portuguesa.
|
a) Ontem, a Câmara Legislativa suspendeu o pagamento da taxa de licenciamento. Agora, todo veículo que tiver com o IPVA em dia, seguro obrigatório e nenhuma multa pendente estará automaticamente licenciado.
|
b) Por um erro de avaliação, o lugar reservado para a cerimônia foi o auditório da Faculdade de Ciências da Saúde, com capacidade máxima para 500 pessoas, embora houvessem mil.
|
c) Ao prestar depoimento, Carlos Fernando disse que agia com outro traficante, que a polícia prefere manter sigilo, para não prejudicar as investigações.
|
d) O manifesto defende a universidade pública e gratuita, pois é esta que pode, junto com o ensino de 1º e 2º graus e outros setores da sociedade brasileira, oferecer os conhecimentos e meios para as transformações necessárias.
|
e) Se ver atendidas essas reivindicações, Genebaldo acha que dá para negociar os atuais patamares de reajustes. No entanto, o parlamentar acha pouco os 20 por Cento oferecidos aos servidores.
|
6) (TALCRIM) ...de por-nos em relação com a nossa natureza... (1.32); se, em lugar do pronome de primeira pessoa do plural nos, tivéssemos o pronome de terceira pessoa do singular masculino, na mesma função sintática, teríamos a forma:
|
a) pôr-lhe
|
b) pô-lo
|
c) pôr-se
|
d) pô-los
|
e) pôr-lhes
|
7) (TTN) Assinale o segmento que apresenta defeito de estruturação sintática.
|
a) Ligadas ou não ao mundo oficial, as pessoas envolvidas com a cultura têm de capacitar-se de que lhes cumpre atuar na divulgação das produções literárias mais expressivas.
|
b) Os escritores têm a consciência de um compromisso com a palavra, com a língua e também com o povo a que estão ligados, que procuram entender e cujo destino preocupa a todos.
|
c) Tem-se visto que os parlamentares mais ativos, devido à própria evidência a que os expõe a sua produção, atraem incumbências paralelas, como presidências de comissões, lideranças e outras.
|
d) A escolha da profissão, para os jovens, não é um ato simples, o qual se possa chegar sem hesitações e dúvidas.
|
e) Os promotores da nossa cultura devem levar a outros povos o Brasil imaginário, elaborado através de seus poetas, dos seus narradores, e sem o qual o país chamado real é quase como se não existisse.
|
8) (UFMG) Na frase “Maria do Carmo tinha a certeza de que estava para ser mãe”, a oração em destaque é:
|
a) subordinada substantiva objetiva indireta
|
b) subordinada substantiva completiva nominal
|
c) subordinada substantiva predicativa
|
d) coordenada sindética conclusiva
|
e) coordenada sindética explicativa
|
9) (FGV-SP) Assinale a alternativa correta.
|
a) É aconselhável, que as crianças viajem sempre no banco trazeiro.
|
b) É aconselhável que, as crianças viagem sempre no banco traseiro.
|
c) É aconselhável que as crianças viajem sempre no banco traseiro.
|
d) É aconselhável, que as crianças viájem sempre no banco traseiro.
|
e) É aconselhável que, as crianças viagem sempre no banco traseiro.
|
10) (FGV-RJ) Assinale a alternativa que completa corretamente as frases:
|
I) - Cada qual faz como melhor lhe _________________
|
II) -O que ____________ estes frascos?
|
III) -Neste momento os teóricos ________________ os conceitos.
|
IV) -Eles ________________ a casa do necessário.
|
a) convém, contêm, revêem, provêem
|
b) convém, contém, revêem, provém
|
c) convém, contém, revêm, provém
|
d) convêm, contém, revêem, provêem
|
e) convêm, contêm, revêem, provêem
|
11) (FGV-SP) “Com___lentos e elegantes, ela procurava_____ junto______colegas.”
|
a) gestos / insinuar-se / aos
|
b) gestos / incinuar-se / os
|
c) jestos / insinuar-se / dos
|
d) gestos / se insinuar / as
|
e) jestos / incinuar-se / das
|
12) (PUC-RS) Foi ___ mais de um século que, numa reunião de escritores, se propôs a maldição do cientista que reduzira o arco-íris ___ simples matéria: era uma ameaça_____poesia.
|
a) a-a-à
|
b) há-à-a
|
c) há-à-à
|
d) a-a-a
|
e) há-a-à
|
13) (FUVEST-SP) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. Tomo a liberdade de levar ao conhecimento de V.Exa. que os ____________ que_______ foram encaminhados defendem causa justa e ficam a depender tão-somente de _______ decisão para que sejam atendidos.
|
a) abaixos-assinados-lhe-sua
|
b) abaixos-assinados-vos-vossa
|
c) abaixo-assinados-lhe-sua
|
d) abaixo-assinadoos-vos-vossa
|
e) abaixo-assinados-lhe-vossa
|
14) (UM-SP) A preposição ou a locução prepositiva podem, excepcionalmente, ligar orações. Assinale a alternativa em que isso ocorre.
|
a) Por causa da chuva, ali permanecemos até a madrugada.
|
b) Fomos à cidade a fim de receber os documentos.
|
c) O professor assentou-se e discorreu longamente acerca de Aristóteles.
|
d) A casa devia ser construída de acordo com a planta do arquiteto.
|
e) Enquanto almoçávamos, os garotos se esconderam atrás da casa.
|
15) (PUC-SP) “Pode-se dizer que a tarefa crítica é puramente formal.”
|
No texto acima, temos uma oração destacada que é... e um se que e...
|
a) substantiva objetiva direta - partícula apassivadora
|
b) substantiva predicativa - índice de determinação do sujeito
|
c) relativa - pronome reflexivo
|
d) substantiva subjetiva - partícula apassivadora
|
e) adverbial consecutiva - índice de indeterminação do sujeito
|
16) (CÂM.MUN.-RIO) ...que a percebe apenas como meio de ascensão social... (1.32). A forma sublinhada é do pronome pessoal oblíquo de terceira pessoa. Que frase a seguir usa indevidamente um dos pronomes destacados?
|
a) Não lhe agrada semelhante profecia?
|
b) A resposta do professor não o satisfez.
|
c) Ajudá-lo-ei a preparar as aulas.
|
d) O poeta assistiu-a nas horas amargas.
|
e) Eu lhe lembrarei das datas.
|
17) (FESP-PE) Em “tudo o que cheira a comida”, o verbo rege a preposição. Em que alternativa não acontece o mesmo?
|
a) Isso me cheira a desonestidade.
|
b) Ele cheira a farsante.
|
c) Cheirou a flor antes de me oferecê-la.
|
d) Os detidos cheiravam a entorpecente.
|
e) A enxofre cheirava a mina.
|
18) (F.OBJETIVO-SP) “___pouco ___ considerar em relação___ quem se comporta tão___”
|
a) Há-a-à-mau
|
b) Há-a-a-mal
|
c) A-há-à-mal
|
d) à-à-a-mal
|
e) Há-à-à-mau
|
19) (ITA-SP) Assinale a alternativa correta.
|
a) Fazem anos que não te vejo.
|
b) Devem haver pessoas honestas lá.
|
c) Alvimar ou Caetano será escolhido para o cargo.
|
d) Aspiramos um aumento salarial melhor.
|
e) Custou-o a entender o que eu dizia.
|
20) (AFTN) Assinale o segmento que desrespeita a concordância da norma padrão.
|
a) Caim, antes e depois de ter matado seu irmão Abel, aparece sempre como superior: sem dúvidas antes, sem arrependimentos depois.
|
b) Nas grandes cidades, o excesso de veículos de passageiros congestiona o trânsito principalmente por volta de meio-dia e meia, visto que bastantes pessoas deixam seu trabalho para almoçarem casa.
|
c) Tirante os presbíteros e acólitos, compareceram à cerimônia menos mulheres que homens.
|
d) Feitas as pazes, marido e mulher sentaram-se à mesa do bar da esquina e pediram duas Brahmas tão geladas quanto possíveis.
|
e) Os setores público e privado devem estar integrados harmonicamente no nível federal, no estadual e no municipal.
|
21) (T.CONTAS-ES) “As boas leis contribuem para que se façam outras melhores, as más levam a leis piores.” Assinale o comentário incorreto sobre OS elementos constituintes desse trecho.
|
a) A segunda oração do período está na voz passiva pronominal.
|
b) Ocorrem elementos antitéticos entre vários segmentos do trecho.
|
c) O adjetivo melhores aparece na forma plural para concordar com o objeto direto outras.
|
d) A omissão do substantivo leis após o adjetivo más se deve à preocupação com a estética da frase.
|
e) O processo de pronominalização evita a repetição de termos no desenvolvimento das frases.
|
22) (FASP) Indique a alternativa que permite preencher corretamente os espaços vazios do texto abaixo: Aguardava ___ carta ___ muito tempo e, como não chegasse, ele referia-se,____ todo instante,_____conseqüências desastrosas que ____ demora tenderia____provocar.
|
a) a-a-a-às-a-a
|
b) a-há-a-às-a-a
|
c) a-há-a-as-a-à
|
d) a-à-a-as-a-a
|
23) (S.M.ADM.-RIO) Assinale o comentário correto sobre a forma verbal presente na frase Você foi contemplado!
|
a) corresponde à forma composta do pretérito perfeito do indicativo.
|
b) apresenta o sujeito Como agente da ação verbal.
|
c) constitui um predicado nominal.
|
d) está na voz passiva analítica.
|
e) faz parte de um predicado verbo-nominal.
|
24) (T.JUST.-RJ) “Há uma grande chance...”(1.4) e “não há remédio”(1.5). Nos dois casos o verbo haver:
|
a) é impessoal, admitindo por isso flexão em todas as pessoas.
|
b) admite substituição pelo verbo ter sem alterar o sentido do texto e sem ferir a norma gramatical.
|
c) é transitivo direto e aparece em orações sem sujeito.
|
d) é intransitivo e está anteposto ao sujeito.
|
e) está sempre acompanhado de predicativos.
|
25) (FUVEST-SP) “Quanto a mim, se vos disser que li o bilhete três ou quatro vezes, naquele dia, acreditai-o, que é verdade; se vos disser mais que o reli no dia seguinte, antes e depois do almoço, podeis crê-lo, é a realidade pura. Mas se vos disser a comoção que tive, duvidai um ROUCO da asserção, e não a aceiteis sem provas.”
|
Mudando o tratamento para a terceira pessoa do plural, as expressões destacadas passam a ser:
|
a) lhes disser; acreditem-no; podem crê-lo; duvidem; não a aceitem
|
b) lhes disserem; acreditem-lo; podem crê-lo; duvidam; não a aceitam
|
c) lhe disser; acreditam-no; podem crer-lhe; duvidam; não a aceitam
|
d) lhe disserem; acreditam-no; possam crê-lo; duvidassem; não a aceiteis
|
e) lhes disser; acreditem-o; podem crê-lo; duvidem; não lhe aceitem
|
26) (COL.NAV.) “Calvino fez da cobrança de juros um esporte legítimo” (§ 11)
|
Das alterações feitas na sentença acima, aquela em que há erro de concordância nominal é:
|
a) Calvino tornou legítimo cobrarem-se juros.
|
b) Calvino tornou legítimos os juros cobrados.
|
c) Calvino tornou legítima a cobrança de juros.
|
d) Calvino tornou a aquisição de títulos e propriedades legítimas.
|
e) Calvino tornou a aquisição de títulos e propriedades algo legítimo.
|
27) (ESFAO) Assinale a única palavra que não tem o mesmo radical de amiga:
|
a) amigável
|
b) amoral
|
c) amável
|
d) desamor
|
e) inimigo
|
28) (CEF) Marque a alternativa correta, quanto à classe gramatical do que.
|
a) “Sempre se tem que começar...”(1. 1/2) preposição
|
b) “... vida-reflexo de tudo que os nossos olhos elegeram ...” (1. 13/14) conjunção coordenativa explicativa
|
c) “Que images lindas andam nessa vida!” (1. 15) pronome substantivo indefinido
|
d) “Sentimos nas mãos a graça com que elas pousaram na água ...” (1. 16/17) partícula expletiva
|
e) “...descobrimos, espantados, que a mocidade foi um jardim...” (1. 21/22) pronome relativo
|
29) (UN.V.ALMEIDA-RIO) NÃO há sujeito (sujeito inexistente) no período da alternativa:
|
a) Em vários sentidos, creio.
|
b) Falava nele de maneira diferente.
|
c) Felizmente havia um outro lado.
|
d) Aquilo nos dá um tipo.
|
e) Aliás, repetiu isso muitas vezes, publicamente ou não.
|
30) (FAE-RIO)
|
“O observador ... não vê mais o perfil da capela...”
|
“Descreve-a o romancista...”
|
“Entretanto a igrejinha tem tanto caráter na sua simplicidade...”
|
Os verbos destas frases, quanto à predicação verbal, são, respectivamente:
|
a) transitivo direto / transitivo direto / transitivo direto e indireto
|
b) transitivo direto e indireto / transitivo direto / transitivo indireto
|
c) transitivo direto / transitivo direto e indireto / intransitivo
|
d) transitivo direto / transitivo direto / transitivo direto
|
e) transitivo direto e indireto / transitivo direto / transitivo direto e indireto
|
31) (TRE-RIO) Das seguintes alterações processadas na pontuação de passagens do texto, aquela em que há erro é:
|
a) O jeito não é uma instituição legal nem ilegal; é “paralegal”.(§ 1)
|
b) Estes se governam por relações voluntarísticas; aqueles, por fórmulas impositivas. (§ 2)
|
c) O que nos 1eva ora à solução elegante e proveitosa — para os juristas — da mudança da constituição, ora a interregnos deselegantes de ditaduras inconstitucionais. (§ 6)
|
d) A curto prazo entretanto pode gerar intolerável tensão institucional, que, não ora a válvula de escape do jeito, arriscaria perturbar o funcionamento da sociedade. (§ 10)
|
e) Mas, forçoso é reconhecer, que há raízes sociológicas mais profundas. (§ 14)
|
32) (ESC.NAV.) Ao lado das palavras abaixo, há a classificação do grupo vocálico existente em cada uma delas. Assinale a alternativa que contém um erro na classificação.
|
a) Ruim – ditongo nasal decrescente
|
b) Anúncio – ditongo oral crescente
|
c) Idéias – ditongo oral decrescente
|
d) Quando - ditongo nasal crescente
|
e) Constituindo - hiato
|
33) (TCE) Todas as frases abaixo estão corretas quanto à concordância, EXCETO uma. Assinale-a.
|
a) Resta ainda, em alguns trechos, áreas preservadas.
|
b) Foi um agrônomo pernambucano quem nos alertou sobre o que está ocorrendo.
|
c) A maior parte das pessoas desconhece o problema.
|
d) Alguns de vós acompanham o noticiário sobre o assunto.
|
e) Cerca de dois milhões de quilômetros quadrados viraram deserto.
|
34) (BANERJ) “Não só não acreditamos em mais nada ou ninguém, como tampouco nos escandalizamos ou nos indignamos.” (§ 1)
|
Das alterações processadas na passagem acima, aquela em que ocorre substancial mudança de sentido é:
|
a) Não acreditamos em mais nada ou ninguém e tampouco nos escandalizamos ou nos indignamos.
|
b) Não acreditamos em mais nada ou ninguém, bem como não nos escandalizamos ou nos indignamos.
|
c) Não acreditamos em mais nada ou ninguém, nem tampouco nos escandalizamos ou nos indignamos.
|
d) Não apenas não acreditamos em mais nada ou ninguém, mas também nos escandalizamos ou nos indignamos.
|
e) Não apenas não acreditamos em mais nada ou ninguém, como tampouco nos escandalizamos ou nos indignamos.
|
35) (UN.E.SÁ-RIO) Assinale a alternativa correta quanto ao emprego do verbo.
|
a) Ele já reaviu o dinheiro do FGTS.
|
b) Quando reouvermos nosso dinheiro, compraremos um carro.
|
c) Quando ele reaver a casa, poderá mudar-se.
|
d) Eles reaveram tudo que foi roubado.
|
e) Será difícil eles reavirem o tempo perdido.
|
36) (AG.FAZ-RIO) Assinale a palavra correta quanto ao emprego do hífen.
|
a) anti-jurídico
|
b) anti-aéreo
|
c) infra-assinado
|
d) semi-permeável
|
e) neo-clássico
|
37) (F. RENDAS-RJ) “mantê-los na empresa para fazer face às incertezas da fatal inflação futura.” (§ 7)
|
Das seguintes alterações da expressão sublinhada acima, aquela em que é obrigatório o emprego do acento indicativo de crase no “as” é:
|
a) manter permanentes as incertezas
|
b) tornar toleráveis as incertezas
|
c) levar a efeito as incertezas
|
d) ter em vista as incertezas
|
e) pôr freio as incertezas
|
38) (F.RENDAS-RJ) A alternativa em que ambas as palavras são proparoxítonas, devendo pois, como “álibi”, acentuar-se graficamente é:
|
a) inaudito / maquinaria
|
b) rubrica / caracteres
|
c) interim / prototipo
|
d) filantropo / avaro
|
e) pudico / ibero
|
39) (FTE-MG) Examine as frases:
|
I- Nem todo político é ____________________ .
|
II- O ___________ está sempre à nossa volta.
|
III- Ficamos felizes _____________ ouvimos a notícia.
|
IV- A firma possuía um _____________ administrador.
|
V- Ele fala _________ o inglês.
|
A série que completa corretamente - pela ordem - as frases acima é:
|
a) mal, mal, mal, mau, mau
|
b) mau, mal, mal, mal, mal
|
c) mau, mal, mal, mau, mal
|
d) mal, mau, mal, mau, mal
|
e) mau, mal, mau, mau, mau
|
40) (TELERJ) Em quatro das opções abaixo, a palavra só tem o mesmo sentido e a mesma classificação. Uma das opções, apenas, diverge das demais. Assinale-a.
|
a) Só alguns têm telefone celular.
|
b) O telefone celular é só mais um meio de comunicação moderno.
|
c) As ligações só devem ser feitas quando houver necessidade.
|
d) Não se sinta só, use o telefone e aproxime-se de amigos distantes.
|
e) Só alguns números pertencem aos usuários desse sistema.
|
41) (ESFAO) Das orações abaixo sublinhadas, uma delas destoa das demais, quanto à função:
|
a) “Creio que usou delas, em rapaz, entre 1801 e 1812.”
|
b) “Se pudesse olhar para as moças, veria, ao menos, que era objeto da curiosidade de todas,...”
|
c) “Foi o Palha que lhe trouxe um guarda-chuva.”
|
d) “... e saudava o amigo, dizendo-lhe que viera tarde.”
|
e) "Sofia tinha ido dizer ao marido que o Rubião acabara de cheear.”
|
42) (UN.E.SÁ-RIO) Assinale a única alternativa que apresenta incorreções quanto à formação do plural:
|
a) papeizinhos, avozitos, razõezitas
|
b) pãozinhos, florezinhas, ladrãozinhos
|
c) amorezinhos, capelãezinhos, arvorezinhas
|
d) vulcõezinhos, colarezinhos, girassoizinhos
|
e) cafezinhos, capitãezinhos, mamõezinhos
|
43) (MAG.-MT) Na linguagem formal, o tratamento Vossa Senhoria leva necessariamente ao tratamento seguinte abaixo:
|
a) Magnificentíssimo
|
b) Excelentíssimo
|
c) Eminentíssimo
|
d) Ilustríssimo
|
e) Meritíssimo
|
44) (FUVEST-SP) Assinale a alternativa em que o período proposto está corretamente pontuado.
|
a) Neste ponto viúva amiga, é natural que lhe perguntes, a propósito da Inglaterra como é que se explica, a vitória eleitoral de Gladstone.
|
b) Neste ponto, viúva amiga, é natural que lhe perguntes, a propósito da Inglaterra, como é que se explica a vitória eleitoral de Gladstone.
|
c) Neste ponto, viúva amiga é natural que, lhe perguntes a propósito da Inglaterra, como é que se explica a vitória eleitoral, de Gladstone?
|
d) Neste ponto, viúva amiga, é natural, que lhe perguntes a propósito da Inglaterra, com é que, se explica a vitória eleitoral de Gladstone.
|
e) Neste ponto viúva amiga, é natural que lhe perguntes a propósito da Inglaterra como é, que se explica, a vitória eleitoral de Gladstone?
|
45) (BANERJ) “Ela termina por afetar nosso próprio caráter, afastando-nos assim do ideal de tornarmos cada vez mais seres éticos e morais” (§ 2)
|
A alternativa em que foram corretamente substituídas as formas de 1ª pessoa do plural, acima sublinhadas, pelas de 3ª pessoa do plural é:
|
a) Ela termina por afetar seu próprio caráter, afastando-lhes assim do ideal de se tornarem cada vez mais seres éticos e morais.
|
b) Ela termina por afetar-lhe o próprio caráter, afastando-os assim do ideal de se tornarem cada vez mais seres éticos e morais.
|
c) Ela termina por afetar-lhes o próprio caráter, afastando-os assim do ideal de se tornarem cada vez mais seres éticos e morais.
|
d) Ela termina por afetar o próprio caráter deles, afastando-os assim do ideal de os tornarem cada vez mais seres éticos e morais.
|
e) Ela termina por afetar-lhes o próprio caráter, afastando-lhes assim do ideal de os tornarem cada vez mais seres éticos e morais.
|
46) (BACEN) Selecione a opção cujas palavras preenchem de forma correta as lacunas do parágrafo abaixo.
|
............ muitos meses do término da cobrança do imposto - em 31 de dezembro de 1994 -, ainda existem algumas providências..............serem tomadas. Os técnicos preparam,...............alguns meses, uma instrução normativa para obrigar as entidades filantrópicas...............se identificarem junto..........Receita.
|
a) Há-à-a-à-à
|
b) À-há-há-à- a
|
c) A-à-há-à-à
|
d) A-a-há-a-à
|
e) Há-a-à-a-à
|
47) (UN.V.ALMEIDA-RIO) Há ERRO de concordância (verbo sublinhado) na seguinte alternativa:
|
a) De repente, ouviu-se um gemido e um grito.
|
b) Ele saiu de Itabira fazem muitos anos.
|
c) Graciliano foi um dos que mais sofreram com a ditadura.
|
d) Estava destruída a maioria das fotografias.
|
e) Mais de um poema foi publicado naquela revista.
|
48) (ESPCEX) Considerando o processo de formação de palavras, relacione a coluna da direita com a da esquerda: |
1. derivação regressiva a. subtenente |
2. prefixação b. rejuvenescer |
3. parassíntese c. caça |
4. sufixação d. passatempo |
5. composição por justaposição e: resvaladiço
|
Assinale a alternativa que apresenta a numeração em seqüência correta:
|
a) a-2; b-l; c-5; d-4; e-3
|
b) a-2; b-3; c-1; d-5; e-4
|
c) a-1; b-4; c-3; d-2; e-5
|
d) a-4; b-3; c-l d-2; e-5
|
49 (TELERJ) O pronome relativo, indicado entre parênteses, preenche CORRETAMENTE apenas uma das opções. Marque-a.
|
a) O problema__________solução fizeram alusão ainda não foi resolvido. (de cuja)
|
b) Saber comunicar-se é o _________ todos carecemos. (que)
|
c) Há situações mais sérias ___________ causas nos devemos preocupar. (com cujas)
|
d) É de futuro o lugar___________almejas. (a que)
|
e) As palestras ___________ assistimos nos foram benéficas. (que)
|
50) (FAE-RIO) “Lembro-me bem do Largo da Glória e da Praia da Lapa da minha meninice.” Se substituirmos a expressão lembro-me bem do pelo futuro do presente simples, atendendo à correta colocação pronominal, temos
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
a) hei de lembrar-me bem do
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
b) lembrarei-me bem do
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
c) lembrar-me-ia bem do
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
d ) lembraria-me bem do
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
e) lembrar-me-ei bem do
EXERCÍCIOS 02
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi pessoal estou publicando todo o meu material de estudos, espero que seja útil para vcs...