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terça-feira, 29 de setembro de 2015
Matemática bom! 2008
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Matemática bom! 2008
DICA O QUE ESTUDAR !
SAIBA O QUE PRIORIZAR NOS ESTUDOS:
QUEM JÁ PRESTOU CONCURSO PÚBLICO SABE O QUANTO A DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA SÃO DECISIVAS NAS CLASSIFICAÇÕES DOS CANDIDATOS.
PRIMEIRO PORQUE ESTÃO PRESENTES EM TODOS OS CONCURSOS, SEJA DE NÍVEL FUNDAMENTAL, MÉDIO OU SUPERIOR, SEGUNDO PORQUE O NÍVEL DE EXIGÊNCIA E ALTO EM CONCURSOS .
PENSANDO EM AJUDAR OS CANDIDATOS AQUI VÃO ALGUMAS DICAS:
1º FAZER BASTANTE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO .
2º FAZER QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS ANTERIORES, SE POSSÍVEL DA BANCA PARA SABER COMO SERÁ COBRADO O CONHECIMENTO ADQUIRIDO.
3º CRIAR O HÁBITO DE LEITURA ESTANDO ATENTO AO SENTIDO SEMÂNTICO .
OI PESSOAL VOU DEIXAR O MEU EMAIL (MARREIRA40@GMAIL.COM) E O MEU ZAP 9890-39233 PARA TODOS QUE QUEIRA MANDAR CONTEÚDO PARA SER DIVULGADO NO BLOG .
POR QUE ESSE BLOG FOI FEITO PARA TODOS OS ESTUDANTES. ELE E NOSSO.
VAMOS COMPARTILHAR NOSSAS IDÉIAS E DICAS. SOU ESTUDANTE COMO VCS.
O BLOG TEM UMA CONTEÚDO BASTANTE AMPLO E SEMPRE ACRESCENTANDO NOVOS
TÓPICOS, NOVOS EXERCÍCIOS E NOVOS CONTEÚDOS.
CLIQUE E APROVEITE. BOA SORTE!!
"SONHE, LUTE, CONQUISTE, TUDO É POSSÍVEL, VOCÊ NASCEU PARA VENCER "
EXERCÍCIOS DIVERSOS
20 EXERCÍCIOS DIVERSOS DE PORTUGUÊS
1. Com
referência à regência do verbo assistir, todas as alternativas estão corretas,
exceto:
a)
Assistimos ontem a um belo filme na televisão.
b) Os
médicos assistiram os feridos durante a guerra.
c) O
técnico assistiu os jogadores no treino.
d)
Assistiremos amanhã a uma missa de 7º dia.
e) Assisti
com muita atenção
2. Em:
__________ filme você assistirá à noite? ___________ você aspira na vida?
___________ o candidato pretende
chegar? Qual a alternativa que melhor preencheria as lacunas?
a) que, a
que, de que
b) que, de
que, que
c) que, a
que, a que
d) de que,
que, que
e) que,
que, de que
3. Todas as
palavras estão corretamente grafadas na frase:
(A) Orçados os custos gerais da campanha,
impuzeram-se ríjidas restrições às despesas atinentes à publicidade.
(B) A obtenção de recursos extras constitui a
meta prioritária, no momento; não há outro jeito de implementar este plano.
(C) Seu modo de agir lembra-me os tregeitos dos
ilusionistas: os movimentos dispersivos discimulam o gesto essencial.
(D) O Ivo, sempre incalto, serviu à causa do
adversário; faltou-lhe a acessoria de um correlegionário mais experiente.
(E) As pessoas impúdicas vêem como natural a
exposição das crianças às torpesas dos famigerados "programas
populares".
4. A
contemporaneidade das idéias não implica rejeição sumária do que já foi
ajuisado no passado, pelo contrário: requer a izenção de julgamento que coíbe
os preconceitos e permite analisar com descortínio as teorias de nossos
antecessores. É preciso corrigir a grafia de TODAS as palavras, tiradas do
período acima, que são:
(A) rejeição – ajuisado - analisar
(B) contemporaneidade – coíbe - descortínio
(C) ajuisado – izenção - descortínio
(D) rejeição – coíbe - antecessores
(E) contemporaneidade – izenção - analisar
5. A flexão
de todos os verbos está correta na frase:
(A) Caso não ajam a tempo, pediremos que seja
estendido o prazo de apresentação de seus documentos.
(B) Assim que reavermos nossas malas,
remarcaremos as passagens.
(C) Os portões que se vêm nos casarões antigos
detêm nosso olhar, tantos são os detalhes que neles surpreendemos.
(D) Quando eles reverem o caso, haverão de chegar
a novas conclusões.
(E) Os policiais que os deteram, na manhã de
ontem, há muito vêm agindo de modo arbitrário.
6. A frase
inteiramente correta quanto à concordância verbal é:
(A) Por que se permite as cenas de violência, de
que estão recheadas a televisão brasileira?
(B) As pessoas que se vem mostrando satisfeitas
com o país são as beneficiárias das medidas que se veio implantando.
(C) Se qualquer um de nós lhes emprestássemos
apoio, mereceriam o repúdio de toda a população.
(D) Por mais que os espantem a surpresa dos novos
fatos, ainda não lhes falta a capacidade das iniciativas.
(E) Será que ainda é possível prever as manobras
do governo, neste cenário econômico que se caracteriza por tantas incógnitas?
7. Bastam
de provocações! – foi o grito que puderam ouvir os que se
achavam próximos do presidente da Assembléia, quando já fazia dez minutos que
nenhum dos parlamentares da oposição conseguia ir além da primeira frase, no
momento de se encaminhar as votações. Em respeito às normas de concordância
verbal, é preciso corrigir as seguintes formas do texto acima.
(A) bastam
e fazia.
(B) bastam
e encaminhar.
(C) conseguia
e encaminhar.
(D) fazia
e conseguia.
(E) fazia e encaminhar.
8. Há ERRO
de construção no segmento sublinhado da frase:
(A) A defesa dos réus está estribada em
forte argumentação.
(B) Nosso gesto é
ilustrativo do desânimo que tomou
conta de nós.
(C) Ela usou expressões que não são cabíveis numa
ata oficial.
(D) Consternado com o fato, pediu demissão.
(E) Agi de modo a demonstrar uma estrita observância com as leis.
9. Está
correto o emprego da expressão sublinhada na frase:
(A) É um velho experiente, a cuja
memória todos recorrem.
(B) São grosseiros os erros aos quais
ele vem incorrendo.
(C) Eis as terras
a cujas o rio vem poluindo.
(D) Desconfio dos dados de que
foram coligidos nesta pesquisa.
(E) O cargo
em cujo ele seria empossado
continuará vago.
10. Ele
sempre demonstrou animosidade para com os mais jovens, sobretudo quando
estes, inadvertidamente, dispõem-se a falar sobre temas tidos como polêmicos. Os termos sublinhados poderiam ser
substituídos, sem prejuízo para o sentido da frase, por, respectivamente:
(A) intolerância,
apressadamente e incontroversos.
(B) boa vontade,
pressurosamente e delicados.
(C) tolerância,
inocentemente e indevassáveis.
(D) má vontade,
irrefletidamente e controversos.
(E) impaciência,
descuidadamente e improcedentes.
11. A impropriedade
no emprego do léxico torna absurdo o sentido da frase:
(A) Ele costuma agir com cautela, não obstante
haver demonstrado alguma afoiteza na última medida que tomou.
(B) Ao contrário de seu irmão, um notório
delinqüente, ele jamais deixou de agir com a mais absoluta retidão.
(C) Alcoólatra redimido, José faz questão de se
pôr à prova, não fugindo às reuniões em que a bebida é farta.
(D) Dado que não pude ratificar o meu voto no
segundo escrutínio, meu representante legal encarregou-se de confirmá-lo.
(E) Tanto subestimaram a força do adversário que
acabaram por lhe infligir retumbante derrota.
12. ...... seja promovida, ela dará uma festa,
...... ninguém ponha em dúvida seu sincero e imediato reconhecimento. A frase
ganha sentido lógico e completo preenchendo-se as lacunas, respectivamente, com
as expressões:
(A) Mesmo que - para que
(B) Embora - a fim de que
(C) Tão logo - mesmo que
(D) Ainda que não - tão logo
(E) Não obstante - a menos que
13. Indique o período inteiramente correto quanto
à pontuação.
(A) Passados os primeiros dias de recuperação o
médico, buscando animar o doente disse-lhe que talvez, em mais uma semana,
viesse a lhe dar alta.
(B) Fosse pelo cansaço, fosse pelo desânimo, o
fato é que: não pude ler toda a
bibliografia da prova, que deveria fazer, dali a três dias.
(C) Diante do juiz o advogado reiterou, que seu
cliente ainda não reunia as mínimas condições para depor, em tão complicado
processo.
(D) É possível que, contrariando todas as
expectativas, o candidato venha a renunciar, em benefício, segundo dizem, da
maior união no partido.
(E) Tirei o passaporte, compareci à agência de
turismo, e para minha surpresa me disseram que, as passagens para a Espanha, já
haviam sido vendidas.
14. Indique o período cuja redação está
inteiramente clara e correta.
(A) Resultou frustrada a nossa expectativa de
adquirir bons livros, já que, na tão decantada liqüidação daquela grande
livraria, só havia títulos inexpressivos.
(B) Os incentivos fiscais constituem uma questão
complicada, pois segundo alguns, a iniciativa privada recebe benefícios onde a
contrapartida em criação de empregos é insuficiente.
(C) Naquele editorial da revista não ficou claro
a posição do mesmo, seja porque o editorialista de fato não o desejasse, ou
então porque a redação dele não o permitiu.
(D) Com o fim do rodízio no trânsito, espera-se
que ele aumente, voltando a terem problemas de congestionamento justamente
quando todos saem ou voltam para casa.
(E) É uma ilusão imaginarmos que se pode estar
atualizados com os equipamentos de informática, cuja novidade é tão grande que
não se imagina podermos acompanhá-los.
15. Escolha
o conjunto de itens que preenche corretamente as lacunas do texto: De braços
abertos sobre a Guanabara e ______ mais de 700 metros de altura, ele está
completando 70 anos, com o mesmo vigor _____ que o tornou conhecido em todo o
mundo. Exaltado em prosa e verso, o Cristo Redentor é o mais altaneiro, o mais
______________ e o mais democrático símbolo do Rio de Janeiro: é visto por
todos e de quase todas as partes da cidade – pelo menos _________ a especulação
imobiliária não __________ muralhas de __________ para impedir sua visão.
a) à /
simbólico / religioso / aonde / ergueu / arranhas-céus
b) há /
arquitetônico / piedoso / onde / levantou / arranhas-céu
c) a /
iconográfico / fervoroso / aonde / construiu / arranha-céus
d) à /
austero / patriótico / aonde / ergueu / arranhas-céus
e) a /
simbólico / conspícuo / onde / ergueu / arranha-céus
16. Os
pares cujos componentes poderiam ser ambos empregados no texto seguinte sem
prejuízo da correção lingüística são: É significativo que a Cidade Maravilhosa
tenha como protetor o Cristo de braços abertos e como padroeiro São Sebastião
crivado de flechas, resistindo milagrosa e triunfalmente ao suplício. Os dois
compõem um discurso visual que expressa dois estados comuns ao carioca: a
generosidade proposta por um e a serenidade demonstrada pelo outro diante do
sofrimento. A carga semântica da iconografia do Cristo e de São Sebastião, sua
dimensão simbólica, tem de fato tudo a ver com essa cidade ao mesmo tempo
alegre e sofrida, cordial e violenta. Um é a instância máxima de redenção, com
seu manto sagrado abençoando do alto; e o outro, mais próximo, serve de
intercessor e exemplo, com seu jovem e belo corpo despido assim como costumam
andar os cariocas.
(1) tenha /
tendo
(2) flechas
/ flexas
(3)
expressa / expressam
(4) pelo /
por
(5) a ver /
haver
(6) despido
/ seminu
(7)
costumam / costuma
a) 1, 2, 3
b) 4, 6
c) 3, 5
d) 5, 6, 7
e) 4, 7
17. Indique
o sinal de pontuação mal empregado.
Não só os
restaurantes discriminam. Muitas lojas também,(A) não admitem vendedores(as)
negros(as). E não é preciso ser filósofo para saber a causa do fenômeno:(B) é a
maldição da "boa aparência",(C) tenebrosa fórmula que exclui os
negros das profissões que implicam contato direto com o consumidor de classe
alta. Em Nova York,(D) é raro que um restaurante ou uma loja na Quinta Avenida
não empregue negros. Em São Paulo não há negros nem nos restaurantes nem nos
shopping centers. Eis toda a diferença entre um país assumidamente racista,(E)
mas que luta para integrar sua sociedade, e uma suposta democracia racial, que
deixa estar para ver como é que fica.
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E
18. Indique
o segmento do texto que contém defeito de estruturação sintática.
a) O ataque
terrorista de 11 de setembro e as reações que a ele se seguiram sugerem que
vivemos um momento histórico peculiar.
b) Diante
da perplexidade gerada, surgiram análises que falavam do começo do fim da
globalização e do triunfo das forças isolacionistas.
c) Outras
tomaram a necessidade da adoção de condutas cooperativas no combate ao
terrorismo como prova da interdependência entre nações e da inevitável vitória
do multilateralismo.
d) O
desenrolar dos eventos confirmam que não se pode eliminar por hipótese, ou
conveniência, o apelo de soluções cooperativas para problemas internacionais.
e) Novo
alento poderá ser dado à busca por soluções para questões econômicas perenes,
como a do comércio internacional.
19. Indique
o segmento do texto que contém defeito de estruturação sintática.
a) Não
faltam diagnósticos sobre o significado da recente crise causada pelos ataques
terroristas para nossa economia.
b) Se
alhures prevalece a dúvida, aqui proliferam certezas.
c) Certeza
da necessidade de restaurar o Estado intervencionista, cujos gastos alavancam o
crescimento e o bem-estar dos cidadãos, numa espécie de resgate
descontextualizado de um keynesianismo antes considerado vulgar.
d) Certeza
de que o processo de exposição comercial e financeira precisa ser invertido,
pois nele repousariam as causas de nossa fragilidade.
e) Certeza
de que o déficit comercial dos setores x ou y comprovam o mal causado pela
ausência de políticas setoriais nas quais um grupo de burocratas iluminados
seleciona vencedores.
20. Indique
o segmento do texto que contém defeito de estruturação sintática.
a) A
estabilidade macroeconômica – inflação baixa e finanças disciplinadas – é um
meio para alcançar o objetivo final da política econômica: crescimento da renda
e do emprego.
b) Esses
objetivos não dependem só de um pilar, mas de dois: a estabilidade e o fim dos
obstáculos de oferta.
c) A
história mostra que, se a estabilidade é necessária para o crescimento, uma
economia forte é necessária para sustentar a estabilidade.
d) A
implantação desses pilares esbarra em dificuldades, principalmente em ambientes
econômicos acomodados há anos de barbárie orçamentária, inflação e distribuição
de benesses.
e) A
presença do Estado na produção e na alocação de recursos a setores selecionados
administrativamente, a abolição da concorrência, o descaso com a eficiência e
com o bem-estar do consumidor e a ausência de previsibilidade são faces de um
"modelo" em que o Estado manipulava instrumentos opacos de
distribuição de renda entre segmentos da economia.
GABARITO:
1B 2C 3B 4C 5A 6E 7B 8E 9A 10D 11C 12C 13D 14A 15E 16B 17A 18D 19E 20D
Marcadores:
EXERCÍCIOS DIVERSOS DE PORTUGUÊS
DICA O QUE ESTUDAR !
SAIBA O QUE PRIORIZAR NOS ESTUDOS:
QUEM JÁ PRESTOU CONCURSO PÚBLICO SABE O QUANTO A DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA SÃO DECISIVAS NAS CLASSIFICAÇÕES DOS CANDIDATOS.
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PENSANDO EM AJUDAR OS CANDIDATOS AQUI VÃO ALGUMAS DICAS:
1º FAZER BASTANTE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO .
2º FAZER QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS ANTERIORES, SE POSSÍVEL DA BANCA PARA SABER COMO SERÁ COBRADO O CONHECIMENTO ADQUIRIDO.
3º CRIAR O HÁBITO DE LEITURA ESTANDO ATENTO AO SENTIDO SEMÂNTICO .
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