Exercícios de Português INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - 02 |
ECOLOGIA
Um fruto bom já deu esse relativo histerismo que grassa pelo mundo por amor da ecologia. As jovens gerações tomam consciência aguda da importância da preservação do meio ambiente, e só se escuta garoto falando em floresta, em ar puro, em rio assassinado, em poluição industrial. Muito diferente das gerações anteriores, os filhos, os netos e bisnetos do "século das luzes", que se fizeram adultos depois da Primeira Grande Guerra e só acreditavam em fórmulas radicais, arrasar tudo para construir de novo, fosse em literatura, em política, em artes plásticas, urbanismo, arquitetura. (.:.)
Com a Segunda Guerra e a largada da bomba atômica no Japão, e a conseqüente ameaça de um holocausto geral, despertou-se a atenção do mundo já não mais para as relíquias do passado, mas para o planeta propriamente dito, a terra, o mar, as águas vivas, as florestas, os bichos. Já não era sem tempo, porque, segundo se denuncia, foi violada a camada atmosférica, com perda da sua irreparável substância, a poluição do mar já alcança, em certos mares, o ponto de irreversibilidade, e a destruição da flora chega a afetar as perspectivas de sobrevivência de todo o reino animal.
O fundamental, parece, é descobrir-se um ponto de coexistência pacífica que garanta a sobrevivência do ambiente natural da Terra e a existência do homem civilizado; civilização essa que depende, em razão direta, da depredação, da alteração, da alteração, do saque e do atentado contra o meio natural. Pois as maravilhosas cidades e máquinas e computadores, e naves espaciais e toda a parafernália da ciência, da técnica e do progresso, só podem medrar e frutificar, se escavando minas para obter metais, se perfurando a terra e o leito dos mares para extrair o indispensável petróleo, se arrasando florestas para plantar o grão e criar o gado.
E, assim, não se pode levar longe demais a cruzada pela proteção da terra, porque então a civilização terá que perecer para que a ecologia se salve. Será o conflito humanidade civilizada versus terra conservada. Em com a população do globo aumentando em bilhões, em progressão quase geométrica, o saque terá que ser cada vez mais extenso e mais profundo, por uma questão exatamente de vida e de morte. E nem se pode esperar da arrogância do homem técnico de hoje que ele renuncie às suas conquistas e volte a viver como o índio, caça e da pesca e dos frutos da terra. Mesmo porque, com o número a que já atingimos - quatro bilhões, diz-se, - onde é que se iria arranjar mato para botar tanto índio?
(Raquel de Queirós, As menininhas e outras crônicas)
EXERCÍCIOS
1) Segundo Raquel de Queirós, que "fruto bom" produziu o "histerismo" ecológico que grassa pelo mundo?
2) Na primeira frase do texto, a autora refere-se à reação ou movimento ecologista:
a) com certa ironia
b) com desprezo
c) sem restrições
3) Qual é o século das luzes? E por que foi denominado assim?
4) Que diferença de mentalidade vê a cronista entre a geração atual e a geração do pós-guerra (1920 - 1930)
5) A que "relíquias do passado" se refere a autora no 2º parágrafo?
6) Com que expressão Raquel de Queirós alude a um possível extermínio da humanidade pela guerra nuclar?
7) A partir de que fato marcante da história deste século a consciência do mundo foi despertada para o problema da preservação da natureza?
8) Em face do progressivo e avassalador atentado, contra o meio ambiente, a questão fundamental, em ecologia aplicada, é, segundo a autora:
a) Despertar a consciência da humanidade para os males da poluição.
b) Conter ou reprimir o explosivo crescimento da população da Terra.
c) Frear o progresso, o desenvolvimento, e fazer com que o homem retorne às suas origens.
d) Conseguir o equilíbrio entre civilização (ou progresso) e preservação da natureza.
9) É fácil conseguir esse equilíbrio? Por quê?
10) Por isso, conclui a autora, não se pode exagerar na campanha pela preservação do ambiente natural, porque senão
11) O atentado contra o meio natural tende a intensifica-se, devido a dois fatores:
1º -
2º -
12) destaque do texto um comentário irônico da autora:
13) Que posição assume Raquel de Queirós diante do grave problema ecológico o que tanto preocupa a humanidade?
a) Assume uma posição equilibrada, realista.
b) Apresenta soluções fantasistas, utópicas, impossíveis.
c) Mostra-se radical, intransigente.
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GABARITO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - 02
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