quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

71 EXERCÍCIOS ORAÇÕES COORDENADAS.....



ORAÇÕES COORDENADAS



Exercícios


Classifique as Orações Coordenadas Sindéticas:



O1 - Não tenha receio, pois eu a protegerei.

02 - Saía, mas evitava a Rua do Ouvidor.

03 - Ou você fala com ele agora, ou espera que ele o chame.

04 - As árvores balançam, logo está ventando.

05 - Fique quieto, pois está incomodando.

06 - Volte logo, que já é tarde.

07 - Comprei o protetor solar e fui à praia.

08 - Ambos se amavam, contudo não se falavam.

09 - Vá correndo, pois o trem parte em meia hora.

10 - O dia está agradável, logo devemos aproveitá-lo.



11 - Não deixe de comparecer, pois a festa será animada.

12 - A doença vem a cavalo e volta a pé.

13 - As pessoas não se mexiam nem falavam.

14 - Os livros não somente instruem, mas também divertem.

15 - A espada vence, mas não convence.

16 - Há muito serviço, entretanto ninguém trabalhou.


17 - Venha agora ou perderá a vez.

18 - A louca ora acariciava ora rasgava freneticamente.

19 - Tens razão, contudo não te exaltes.

20 - Raimundo é homem são, portanto deve trabalhar.

21 - Chora, que lágrimas lavam a dor.

22 - É teu pai: respeita-lhe, pois, a vontade.

23 - O cavalo estava cansado, pois arfava muito.

24 - Leve-lhe uma lembrança, que ela aniversaria amanhã.

25 - Simão não era rico nem pobre.

26 - Não só cantei como também dancei.

27 - Não mintas, porque é pior para ti.

28 - Nem comprei o protetor solar, nem fui à praia.

29 – A ordem era absurda, entretanto ninguém protestou.


30 - São todos cegos, portanto não podem ver.

31 - Estudou não somente Português, como também Geografia.

32 - Tens razão, contudo controle-se.

33 - Ora como comida congelada, ora faço sanduíche.

34 - Estudamos, logo deveremos passar nos exames.

35 - O pedreiro chegou e começou o serviço.

36 - Correu demais, por isso caiu.





ORAÇÕES COORDENADAS


Gabarito

01 - Não tenha receio, pois eu a protegerei. (explicativa)

02 - Saía, mas evitava a Rua do Ouvidor. (adversativa)

03 - Ou você fala com ele agora, ou espera que ele o chame. (alt.)

04 - As árvores balançam, logo está ventando. (conclusiva)

05 - Fique quieto, pois está incomodando. (explicativa)


06 - Volte logo, que já é tarde. (explicativa)

O7 - Comprei o protetor solar e fui à praia. (aditiva)

08 - Ambos se amavam, contudo não se falavam. (adv.)

09 - Vá correndo, pois o trem parte em meia hora. (explic.)

10 - O dia está agradável, logo devemos aproveitá-lo. (conclus.)

11 - Não deixe de comparecer, pois a festa será animada. (ex)

12 - A doença vem a cavalo e volta a pé. (aditiva)

13 - As pessoas não se mexiam nem falavam. (aditiva)

14 - Os livros não somente instruem, mas também divertem. (adit.)

15 - A espada vence, mas não convence. (adversativa)


16 - Há muito serviço, / entretanto ninguém trabalhou. (adv.)

17 - Venha agora / ou perderá a vez. (alternativa)

18 - A louca ora acariciava / ora rasgava freneticamente. (alt.)

19 - Tens razão, / contudo não te exaltes. (adversativa)

20 - Raimundo é homem são, portanto deve trabalhar. (conclusiva)

21 - Chora, que lágrimas lavam a dor. (explicativa)


22 - É teu pai: respeita-lhe, pois, a vontade. (conclusiva)


23 - O cavalo estava cansado, pois arfava muito. (explicativa)

24 - Leve-lhe uma lembrança, que ela aniversaria amanhã. (exp.)

25 - Simão não era rico nem pobre. (aditiva)

26 - Não só cantei como também dancei. (aditiva)

27 - Não mintas, porque é pior para ti. (explicativa)

28 - Nem comprei o protetor solar, nem fui à praia. (aditiva)

29 – A ordem era absurda, entretanto ninguém protestou. (adv.)

30 - São todos cegos, portanto não podem ver. (conclusiva)

31 - Estudou não somente Português, como também Geografia. (adit.)


32 - Tens razão, contudo controle-se. (adversativa)

33 - Ora como comida congelada, ora faço sanduíche. (alternativa)

34 - Estudamos, logo deveremos passar nos exames. (conc.)

35 - O pedreiro chegou e começou o serviço. (aditiva)

36 - Correu demais, por isso caiu. (conclusiva)




Questão 1
De acordo com o referido modelo, transforme em um substantivo as orações subordinadas substantivas em destaque:


a – Acreditávamos realmente que você colaborasse durante a pesquisa.
Acreditávamos realmente na sua colaboração durante a pesquisa.


b – A família estava certa de que Carlos chegaria para a comemoração.


c – O meu desejo era que todos comparecessem à reunião.


d – Foi confirmado que você participou na entrevista aos candidatos.


e – A solução mais viável é que os funcionários desistam em permanecer com a greve.
ver resposta



Questão 2
Referindo-nos aos períodos abaixo, analise-os de acordo com o que se pede:
Mariana está à espera de notícias desde que amanheceu.
Mariana mudaria para São Paulo desde que conseguisse um bom emprego.
a – Procurando manter o mesmo sentido, atribua uma outra conjunção para as que encontram-se em destaque.
b – De acordo com sua análise, as orações subordinadas possuem a mesma classificação?
c – Caso sua resposta tenha sido negativa, justifique, levando em consideração o modo como são classificadas.
ver resposta



Questão 3
Procurando se ater ao código ora exposto, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:


a – (A) oração subordinada objetiva direta
b – (B) oração subordinada completiva nominal
c – (C) oração subordinada objetiva indireta
d – (D) oração subordinada subjetiva
e – (E) oração subordinada predicativa


(   ) Ninguém desconfiava de que as decisões já estavam tomadas.
(   ) Chegamos à conclusão de que nosso passeio não acontecerá.
(   ) O problema é que não confio em você.
(   ) O barulho constante não permite que os moradores vivam tranquilos.
(   ) Decidiram-se que as novas mercadorias teriam um novo valor.
ver resposta



Questão 4
Reescreva os períodos acrescentando no lugar da indicação entre parênteses uma oração de sentido correspondente:
a – (oração subordinada adverbial proporcional) que o tempo passa, tornamo-nos mais experientes.
b – (oração subordinada adverbial causal) estava chovendo, não fomos ao passeio combinado.


c – Devemos sempre acreditar em um mundo melhor (oração subordinada adverbial concessiva) a paz pareça estar longe do nosso alcance.


d– (oração subordinada adverbial temporal) você chegar, avise-me, pois precisamos conversar sobre um assunto de seu interesse.


e – Precisamos nos qualificar sempre (oração subordinada adverbial final) possamos acompanhar as novas exigências do mercado de trabalho.
ver resposta



Questão 5
(Uberlândia) Na frase: “Suponho que nunca teria visto um homem”, a subordinada é:
a – (   ) substantiva objetiva direta
b – (   ) substantiva completiva nominal
c – (    ) substantiva predicativa
d – (    ) substantiva apositiva
e – (    ) substantiva subjetiva
ver resposta





Respostas



Resposta Questão 1
b – A família estava certa da chegada de Carlos para a comemoração.


c – O meu desejo era o comparecimento de todos à reunião.


d – Foi confirmada a sua participação na entrevista aos candidatos.


e – A solução mais viável é a desistência do funcionários em permanecer com a greve.
voltar a questão



Resposta Questão 2
a) Mariana está à espera de notícias logo que amanheceu.
Mariana mudaria para São Paulo se conseguisse um bom emprego.
b) Não, pois mesmo sendo idênticas, tais orações recebem classificações diferentes.
c) Nesse caso, o que deve ser levado em consideração é o sentido por elas expresso, visto que a primeira se classifica como uma oração subordinada adverbial temporal e a segunda como uma adverbial condicional.
voltar a questão



Resposta Questão 3
(  C  ) Ninguém desconfiava de que as decisões já estavam tomadas.
(  B  ) Chegamos à conclusão de que nosso passeio não acontecerá.
(  E  ) O problema é que não confio em você.
(  A  ) O barulho constante não permite que os moradores vivam tranquilos.
(  D ) Decidiram-se que as novas mercadorias teriam um novo valor.
voltar a questão



Resposta Questão 4
a) À medida que o tempo passa, tornamo-nos mais experientes.
b) Como estava chovendo, não fomos ao passeio combinado.
c) Devemos sempre acreditar em um mundo melhor, embora a paz pareça estar longe do nosso alcance.
d) Quando você chegar, avise-me, pois precisamos conversar sobre um assunto de seu interesse.
e – Precisamos nos qualificar sempre, a fim de que possamos acompanhar as novas exigências do mercado de trabalho.
voltar a questão



Resposta Questão 5
Alternativa “a”.
http://exercicios.brasilescola.com/gramatica/exercicios-sobre-oracoes-subordinadas.htmvoltar a questão
_________________________


01) ESPCEX - No período: “... no fundo eu não estava triste com a viagem de meu pai, era a primeira vez que ele ia ficar longe de nós por algum tempo ...”, a oração sublinhada é:


a) subordinada substantiva predicativa;
b) subordinada adjetiva restritiva;
c) subordinada adverbial de lugar;
d) subordinada substantiva subjetiva.


02) ESFAO - Somando os números correspondentes às orações corretas quanto à classificação das mesmas, você encontrará a resposta da questão.


“Garantiram-me que, depois de preenchido o formulário, que me enviaram pelo correio na segundafeira sem falta e pagar a minha taxa de inscrição, eu seria atendido em menos de quarenta e oito horas.” (F. Sabino)


(02) 1º oração: principal;
(08) 2º oração: subordinada substantiva objetiva direta;
(14) 3º oração: subordinada substantiva objetiva direta;
(20) 4º oração: subordinada adjetiva restritiva;
(26) 5º oração: coordenada sindética aditiva em relação à 3º e subordinada adverbial temporal em relação à 1ª.


a) 24
b) 36
c) 48
d) 56
e) 70


03) AFA - Em que alternativa, a oração subordinada não é da mesma natureza da que existe em “Quero que vocês escrevam uma composição”?


a) “E anunciou que não nos faria cantar.”
b) “Esperava um irmão que vinha buscá-la.”
c) “Vamos fazer de conta que estamos na aula de Português.”
d) “Circulava a história de que ela dormia no sótão do colégio.”


04) EFOMM - Assinale o par de orações grifadas cuja classificação está trocada:


a) Vi onde ela estuda. (subordinada substantiva objetiva direta)
É sabido onde ela estuda. (subordinada substantiva subjetiva)


b) Não chores, porque amanhã será um novo dia. (coordenada sindética explicativa)
Não chores porque erraste o problema. (subordinada adverbial causal)


c) Descobriu-se por quem o carro foi consertado. (subordinada adjetiva restritiva)
Descobriu-se a pessoa por quem o carro foi consertado. (subordinada substantiva subjetiva)


d) “Quando você foi embora, Fez-se noite em meu viver (...)” (subordinada adverbial temporal)
Perguntei ao professor quando faríamos a prova. (subordinada substantiva objetiva direta)


e) “Estêvão ficou ainda algum tempo encostado à cerca na esperança de que ela olhasse (...)”
(subordinada substantiva completiva nominal)


“A ambição e o egoísmo se opõem a que a paz reine sobre a Terra.” (subordinada substantiva objetiva indireta)


05) Colégio Naval


Vamos até a Matriz de Antônio Dias
onde repousa, pó sem esperança, pó sem lembrança, o Aleijadinho.


Vamos subindo em procissão a lenta ladeira.
Padres e anjos, santos e bispos nos acompanham
e tornam mais rica, tornam mais grave a romaria de assombração.
Mas já não há fantasmas no dia claro,
tudo é tão simples,
tudo tão nu,
as cores e cheiros do presente são tão fortes e tão urgentes
que nem se percebem catingas e rouges, boduns e ouros do século 18.
(O vôo sobre as igrejas, Carlos Drumond de Andrade)


O “que” do verso 10 apresenta o valor semântico de:


a) explicação;
b) condição;
c) conformidade;
d) conseqüência;
e) lugar.


06) Colégio Naval - No trecho: “Todos diziam que ela era orgulhosa, mas afinal descobri que não”, a última oração se classifica como:


a) coordenada sindética adversativa;
b) principal;
c) subordinada substantiva objetiva direta;
d) subordinada adverbial comparativa;
e) subordinada substantiva subjetiva.


07) AFA


Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
- Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte,


As orações “Desafia o nosso peito a própria morte”, “que um filho teu não foge à luta” e “quem te adora” classificam-se, respectivamente, como:


a) principal, subordinada substantiva subjetiva, subordinada adjetiva restritiva;
b) principal, subordinada adverbial temporal, subordinada substantiva objetiva direta;
c) principal, subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva subjetiva;
d) coordenada assindética, subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva
apositiva.


08) EPCAR - Marque a alternativa que contém oração subordinada substantiva completiva nominal.
a) “Como fazem os pelintras de hoje para não molhar os pés nos dias de chuva?”
b) “Veio-me a desagradável impressão de que todo mundo reparava nas minhas galochas.”
c) “Um dia as galochas me serão úteis, quando eu for suficientemente velho para merecê-las.”
d) “No restaurante, onde entrei arrastando os cascos como um dromedário, resolvime ver livre das galochas.”
e) “No centro da cidade um sol radioso varava as nuvens e caía sobre a rua, enchendo tudo de luz, fazendo evaporar as últimas poças de água que ainda pudessem justificar minhas galochas.”


09) EFOMM - Assinale o único exemplo em que não ocorre oração subordinada substantiva subjetiva:


a) “Cansativo que seja, urge atravessarmos o campo que banha o Rio Negro antes de anoitecer.”
b) “Todo escritor que surge reage contra os mais velhos, mesmo que o não perceba, e ainda que os admire.”
c) “Dormiram naquilo, tinham-se acostumado, mas seria mais agradável dormirem numa cama de lastro de couro.”
d) “É preciso que o pecador reconheça ao menos isto: que a Moral católica está certa e é
irrepreensível.”
e) “Sobre a multiplicidade informe e confusa dos bens da matéria é mister que paire a força
ordenadora do espírito.”


10) Colégio Naval - Somos uma pequena parte do elo, o miolo de envoltórios descomunais que
desconhecemos, arrogantes embora, na suposição de que é conosco que Deus se preocupa.
A última oração do texto deve ser classificada como subordinada:


a) adverbial concessiva;
b) substantiva completiva nominal;
c) adjetiva restritiva;
d) substantiva predicativa;
e) substantiva subjetiva.


11) ESFAO - Em “Dentro dela se abrigava a multidão de bárbaros e de estranhos ali recebidos com brandura e carinho” e “Tudo o que era natureza tinha o aspecto sinistro, trágico, desolador (...)”, temos, respectivamente:


a) uma oração com sujeito simples; / duas orações com sujeito representado por pronomes
(respectivamente, demonstrativo e relativo);
b) duas orações, uma com sujeito claro, outra, oculto; / duas orações, tendo a primeira o sujeito
simples representado por pronome relativo, a segunda, por um substantivo;
c) uma oração com sujeito composto cujos núcleos são bárbaros e estranhos; / duas orações,
estando a subordinada com sujeito oculto;
d) uma oração com sujeito simples; / uma oração com sujeito representado por pronome indefinido;
e) uma oração com sujeito pronominal; / uma oração com sujeito oracional.


12) EFOMM - “Não sei de onde te conheço.” A classificação correta da oração grifada está na opção:


a) substantiva predicativa;
b) adjetiva restritiva;
c) substantiva subjetiva;
d) substantiva objetiva indireta;
e) substantiva objetiva direta.


13) EPCAR


Quando uma nuvem nômade destila
gotas, roçando a crista azul da serra,
umas brincam na relva, outras tranqüilas,
serenamente entranham-se na terra.


E a gente fala da gotinha que erra
de folha em folha e, trêmula, cintila,
mas nem se lembra da que o solo encerra,
de que ficou no coração da argila!


Quanta gente, que zomba do desgosto
mudo, da angústia que não molha o rosto
e que não tomba, em gotas, pelo chão
havia de chorar, se adivinhasse
que há lágrimas que correm pela face
e outras que rolam pelo coração!


(Guilherme de Almeida)


Entre as alternativas abaixo, a única correta é:


a) não há oração adverbial no texto em apreço;
b) há menos de quatro orações adjetivas no soneto;
c) há oração substantiva sem sujeito;
d) na oração “que há lágrimas”, o que não é integrante;
e) não há pronome demonstrativo no referido texto.


14) CESGRANRIO - “Hoje, a dependência operacional está reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu auto-suficiência na produção de bens como papel-imprensa (...)” A oração grifada no período acima tem valor:


a) condicional;
b) conclusivo;
c) concessivo;
d) conformativo;
e) causal.


15) Colégio Naval


“No entanto parece que os freqüentadores deste cinema
Estão perfeitamente deslembrados de que terão de morrer
- Porque em toda sala escura há um grande ritmo de esquecimento e equilíbrio.”


A última oração do poema tem valor:


a) subordinativo, revelando uma idéia de causa;
b) coordenativo, traduzindo uma idéia de explicação;
c) subordinativo, denotando conclusão;
d) coordenativo, traduzindo uma idéia de tempo;
e) subordinativo, revelando uma idéia de conseqüência.


16) UNIRIO - Assinale o item em que há uma oração adjetiva.


a) Perdão, por Deus, perdão - respondeu o pombo.
b) A pombinha, que era branca sem exagero, arrulhava, humilhada e ofendida com o atraso.
c) Perdeste a noção do tempo?
d) A tarde era tão bonita que eu tinha de vir andando.
e) O pombo caminhava pelo beiral mais alto, do outro lado. Um pouco além, gritavam as gaivotas.


17) Colégio Naval


Nada sei, afinal, da tua aparência no tempo, a não ser o que me contavam em casa, desde menino: que eras ruivo como eu, que vieste em vinte e quatro, com os primeiros colonos, e abandonaste logo a tua pobre lavoura, encravada nos matos de Sapucaia, para alistar-te entre os Farroupilhas.


Pudesse eu, armado de vidência, acompanhar-te o passo, Maria Klinger; ver claramente vistas as tuas andanças de colona; como venceste as veredas e picadas; como tomaste o caminho que ia dar nos arredores da cidade; como paraste, cansada, à sombra das árvores, ou foste pedir, na tua língua de trapos, um pouco de água para a tua sede (...)


Assinale o único item que não apresenta uma oração subordinada substantiva objetiva direta.


a) “(...) a não ser o que me contavam em casa (...)”
b) “(...) que eras ruivo como eu.”
c) “(...) e abandonaste logo a tua pobre lavoura (...)”
d) “(...) como venceste as veredas e picadas (...)”
e) “(...) ou foste pedir (...) um pouco de água para a tua sede”


18) PUC - “É preciso (I) levar tudo isso em conta (II) quando se analisa o (III) que está ocorrendo em nossos dias.” A classificação das orações subordinadas sublinhadas é, respectivamente:


a) adjetiva (I), adverbial (II), substantiva (III);
b) substantiva (I), adjetiva (II), substantiva (III);
c) adverbial (I), substantiva (II), adjetiva (III);
d) substantiva (I), adverbial (II), adjetiva (III);
e) adverbial (I), adverbial (II), substantiva (III).


19) ESPCEX - Marque a alternativa que indica a correta classificação das orações sublinhadas, segundo a ordem em que estas aparecem nas frases abaixo:


1) Robertinho, com ser inteligente, não foi aprovado no concurso.
2) Não é permitido transitar por esta rua.
3) Chocou-nos o seu modo áspero de falar, embora não tivesse o propósito de ofender a pessoa alguma.


a) subordinada substantiva apositiva, subordinada substantiva completiva nominal, subordinada adjetiva;
b) subordinada adverbial conformativa, subordinada substantiva predicativa, subordinada
completiva nominal;
c) subordinada adverbial concessiva, subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva completiva nominal;
d) subordinada substantiva apositiva, subordinada substantiva subjetiva, subordinada adjetiva.
Resposta: __________


20) Colégio Naval - No período: “Quando o rei Herodes mandou decapitar crianças, eu o levei na fuga para o Egito”, as orações classificam-se, respectivamente:


a) subordinada adverbial temporal / subordinada substantiva objetiva direta / principal;
b) subordinada adverbial temporal / principal;
c) principal / substantiva objetiva direta / coordenada assindética;
d) coordenada sindética conclusiva / coordenada assindética;
e) subordinada adverbial proporcional / principal.


21) UNIRIO - Em “Entende-se bem que D. Tonica observasse a contemplação dos dois”. à oração principal segue-se uma oração subordinada:


a) substantiva subjetiva;
b) substantiva objetiva direta;
c) adjetiva restritiva;
d) adverbial causal;
e) adverbial concessiva.


22) ESFAO - Que oração subordinada substantiva em destaque é completiva nominal:


1) desejo que um dia me restitua uma parte de sua estima.
2) habituei-me a considerar a riqueza primeira força.
3) pensando que os poderia refazer mais tarde.
4) e os exemplos ensinavam-me que o casamento era meio legítimo.
5) o casamento era meio legítimo de adquiri-la.


23) EFOMM - Marque a classificação correta das orações destacadas no período: “Ao analisar o desempenho da economia brasileira, os empresários afirmaram que a produção e o lucro eram bastante razoáveis.”


a) subordinada adverbial temporal - subordinada substantiva objetiva direta;
b) principal - subordinada substantiva completiva nominal;
c) subordinada adverbial temporal - subordinada adjetiva restritiva;
d) principal - subordinada adverbial final;
e) subordinada adverbial condicional - subordinada substantiva subjetiva.


24) Colégio Naval - Marque a alternativa em que a oração destacada não se encontra corretamente classificada.


a) “Parece que eu não acreditava na história” - oração subordinada substantiva subjetiva;
b) “(...) torcíamos para ele subir mais” - oração subordinada adverbial final;
c) “Lembro-me (...) desse jardim que não existe mais.” - oração subordinada adjetiva restritiva;
d) “Lá fora, uma galinha cacareja, como antigamente.” - oração subordinada adverbial
comparativa;
e) “Diziam que São Pedro estava arrastando os móveis” - oração subordinada substantiva subjetiva.


25) UNIRIO - No período “Ah, arrulhou de repente a pomba, quando distinguiu, indignada, o pombo que chegava (...)”, as duas orações subordinadas são respectivamente:


a) adjetiva e adverbial temporal;
b) substantiva predicativa e adjetiva;
c) adverbial temporal e adverbial temporal;
d) adverbial temporal e adverbial consecutiva;
e) adverbial temporal e adjetiva.


26) EFOMM - Assinale a opção em que uma oração subordinada destoa das demais:


a) Nunca souberam como ele morreu.
b) É proibido falar ao motorista.
c) Diz-se que amor com amor se paga.
d) Nunca se sabe quando ele fala sério.
e) Importa apenas que os dois se respeitem.


27) UFRRJ - “Tal era a fúria dos ventos, que as copas das árvores beijavam o chão.” Neste período, a oração subordinada é adverbial:


a) concessiva;
b) condicional;
c) consecutiva;
d) proporcional;
e) final.


28) EFOMM - “Depois que o velho morresse, não teria mais graça saltar o muro para roubar fruta na sua horta.” As duas últimas orações do período são, respectivamente:


a) subordinada substantiva subjetiva / subordinada substantiva completiva nominal;
b) subordinada substantiva objetiva direta / subordinada adverbial final;
c) subordinada substantiva objetiva indireta / subordinada substantiva completiva nominal;
d) subordinada substantiva subjetiva / subordinada adverbial final;
e) subordinada substantiva predicativa / subordinada completiva nominal.


29) CESGRANRIO - Assinale a classificação correta da oração sublinhada:


“Caíra no fim do pátio, debaixo de um juazeiro, depois tomara conta da casa deserta.”


a) subordinada adverbial temporal;
b) subordinada adverbial proporcional;
c) subordinada adverbial consecutiva;
d) coordenada sindética conclusiva;
e) coordenada assindética.


30) Colégio Naval - No período: “E era uma tal multidão de astros a tremeluzir que, juro, às vezes, tinha a impressão de ouvir o burburinho infantil de suas vozes.”, o vocábulo sublinhado introduz uma oração:


a) subordinada adjetiva explicativa;
b) subordinada adverbial causal;
c) subordinada substantiva objetiva direta;
d) subordinada adverbial consecutiva;
e) subordinada adverbial concessiva.


31) PUC - “quando eu quiser sei onde achá-lo”. As orações sublinhadas são classificadas, respectivamente, como:
I
a) adverbial / adjetiva;
b) adverbial / adverbial;
c) adverbial / substantiva;
d) adjetiva / substantiva;
e) principal / adverbial.


32) EFOMM - Todas as orações estão analisadas corretamente, exceto:


a) Sem que me ajudasses, nada poderia fazer. (sub. adverbial condicional)
b) Os empregados estavam esgotados de modo que se retiraram imediatamente.
(sub. adv.consecutiva)
c) Admira-me que não tenhas podido chegar a tempo. (sub. substantiva subjetiva)
d) “Plante, que o João garante.” (coordenada sindética explicativa)
e) Fazia um calor de fritar ovos no chão. (sub. substantiva completiva nominal)


33) ESFAO - Marque a opção correta:


Comparando-se as duas falas de Esopo:


1º “Com a língua se ensina, se persuade ... se afirma.”
2º “É a língua que mente, que esconde ... que corrompe.”


Verifica-se na estruturação a seguinte característica:


a) apenas períodos compostos por subordinação;
b) na primeira, um período composto por coordenação; na segunda, um período composto por
subordinação;
c) orações sem sujeitos, pois todos os verbos são impessoais;
d) identidade sintática, mas oposição semântica;
e) semelhança semântica, sintática e morfológica.


34) Colégio Naval


“Sai, afastando-me dos grupos, e fingido ler os epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável dos que sabem os seus mortos na vala comum; parece-lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.”
(Quincas Borba - M. de Assis)


“(...) que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.”uma oração:


a) adjetiva restritiva;
b) adjetiva explicativa;
c) adverbial condicional;
d) substantiva subjetiva;
e) substantiva objetiva direta.


35) UNIRIO - “(...) fi-la construir de propósito, levado de um desejo tão particular que me vexa imprimi-lo, mas vá lá.” O vocábulo sublinhado introduz oração que denota:


a) tempo;
b) causa;
c) condição;
d) comparação;
e) conseqüência.



GABARITO dos exercícios acima:


01) D // 02) D //03) B //04) C //05) D //06) C //07) C //08) B //09) B //10) B //
11) A //12) E //13) C //14) E //15) A //16) B //17) A //18) D //19) C //20) A //21) A 22) 5 //23) A //24) E //25) E //26) A //27) C //28) D //29) E //30) D //31) C //
32) E //33) B //34) D //35) E


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