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terça-feira, 18 de março de 2014

Exercícios com Substantivos e Gabarito

       


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VÍDEOS AULAS DE SUBSTANTIVOS
                 
   63 EXERCÍCIOS:


1. Numa das seguintes frases, há uma flexão de plural grafada erradamente:

a) os escrivães serão beneficiados por esta lei.

b) o número mais importante é o dos anõezinhos.

c) faltam os hifens nesta relação de palavras.

d) Fulano e Beltrano são dois grandes caráteres.

e) os répteis são animais ovíparos.


2. Assinale o par de vocábulos que fazem o plural da mesma forma que “balão” e “caneta-tinteiro”:

a) vulcão, abaixo-assinado;

b) irmão, salário-família;

c) questão, manga-rosa;

d) bênção, papel-moeda;

e) razão, guarda-chuva.


3. Assinale a alternativa em que está correta a formação do plural:

) cadáver – cadáveis;

b) gavião – gaviães;

c) fuzil – fuzíveis;

d) mal – maus;

e) atlas – os atlas.


4. Indique a alternativa em que todos os substantivos são abstratos:

Observe agora:
Beleza expostaJovens atrizes veteranas destacam-se pelo visual.
O substantivo beleza designa uma qualidade.

Substantivo Abstrato: é aquele que designa seres que dependem de outros para se manifestar ou existir.
Pense bem: a beleza não existe por si só, não pode ser observada. Só podemos observar a beleza numa pessoa ou coisa que seja bela. A beleza depende de outro ser para se manifestar. Portanto, a palavra beleza é um substantivo abstrato.

Os substantivos abstratos designam estados, qualidades, ações e sentimentos dos seres, dos quais podem ser abstraídos, e sem os quais não podem existir.

Por exemplo: vida (estado), rapidez (qualidade), viagem (ação), saudade (sentimento).  

a) tempo – angústia – saudade – ausência – esperança– imagem;

b) angústia – sorriso – luz – ausência – esperança –inimizade;

c) inimigo – luz – esperança – espaço – tempo;

d) angústia – saudade – ausência – esperança – inimizade;

e) espaço – olhos – luz – lábios – ausência – esperança.


5. Assinale a alternativa em que todos os substantivos são masculinos:


a) enigma – idioma – cal;

b) pianista – presidente – planta;

c) champanha – dó(pena) – telefonema;

d) estudante – cal – alface;

e) edema – diabete – alface.


6. Sabendo-se que há substantivos que no masculino têm um significado; e no feminino têm outro, diferente. Marque a alternativa em que há um substantivo que não corresponde ao seu significado:


a) O capital = dinheiro; 

A capital = cidade principal;

b) O grama = unidade de medida;

A grama = vegetação rasteira;

c) O rádio = aparelho transmissor;

A rádio = estação geradora;

d) O cabeça = o chefe;

A cabeça = parte do corpo;

e) A cura = o médico.

O cura = ato de curar.


7. Marque a alternativa em que haja somente substantivos sobrecomuns:


a) pianista – estudante – criança;

b) dentista – borboleta – comentarista;

c) crocodilo – sabiá – testemunha;

d) vítima – cadáver – testemunha;

e) criança – desportista – cônjuge.


8. Aponte a seqüência de substantivos que, sendo originalmente diminutivos ou aumentativos, perderam essa acepção e se constituem em formas normais, independentes do termo derivante:

a) pratinho – papelinho – livreco – barraca;

b) tampinha – cigarrilha – estantezinha – elefantão;

c) cartão – flautim – lingüeta – cavalete;

d) chapelão – bocarra – cidrinho – portão;

e) palhacinho – narigão – beiçola – boquinha.


9. Dados os substantivos “caroço”, “imposto”, “coco” e “ovo”, conclui-se que, indo para o plural a vogal tônica soará aberta em:


a) apenas na palavra nº 1;

b) apenas na palavra nº 2;

c) apenas na palavra nº 3;

d) em todas as palavras;

e) N.D.A.


10. Marque a alternativa que apresenta os femininos de “Monge”, “Duque”, “Papa” e “Profeta”:


a) monja – duqueza – papisa – profetisa;

b) freira – duqueza – papiza – profetisa;

c) freira – duquesa – papisa – profetisa;

d) monja – duquesa – papiza – profetiza;

e) monja – duquesa – papisa – profetisa.


11.O plural dos substantivos “couve-flor”, “pão-de-ló” e “amor-perfeito”, é:


a) couve-flores; pães-de-ló; amores-perfeitos;

b) couves-flores; pães-de-ló; amores-perfeitos;

c) couves-flores; pão-de-ló; amor-perfeitos;

d) couves-flores; pão-de-lós; amores-perfeitos;

e) couves-flores; pães-de-ló; amor-perfeitos.


12. Indique o grupo de substantivo que só admite o artigo “o” :


a) cal, dó, sentinela;

b) contralto, eczema, aluvião;

c) hosana, apêndice, apendicite;

d) telefonema, eclipse, afã;

e) trama, elipse, omoplata.


13. Indique a alternativa que apresenta erro na forma do plural:


a) sol: sóis; fúsil: fúseis; anão: anões;

b) peão: peões; guardião: guardiãos; caráter: caracteres;

c) órgão: órgãos;corrimão: corrimãos; mel: méis;

d) sótão: sótãos; álcool: álcoois; cônsul: cônsules;

e) faisão: faisães; anil: anis; capitão: capitães.


14. Assinale a alternativa que contiver todos os termos com plural correto:


a) luso-brasileiras; rosas-chá; sapatos-areia; decretos-lei;

b) guardas-marinha; prócers; procônsules; totens;

c) grã-cruzes; chefes-de-seção; surdo-mudos; primas-donas;

d) saias-calças; ouvidores-mor; baixos-relevos; gatos-pingados;

e) sapatos-de-cristais; coronéis-de-barrancos; olhosde-gatos.


15. Entre os substantivos aqui relacionados, há um que é do masculino qual?


a) hóstia;

b) Anátema;

c) Ráfia;

d) Antífona;

e) Estenia.

GABARITO:

1. D 2. C 3. E 4. D 5. C 6. E 7. D 8. C 9. E

10. E 11. B 12. D 13. B 14. A 15. B


29.(CFG/IME-RJ) Aponte a alternativa em que nem todas as palavras apre­sentem sufixo de grau diminutivo:
a) poemeto, maleta
b) rapazola, bandeirola
c) viela, ruela
d) lugarejo, vilarejo
e) menininho, carinho

30.(UM-SP) Assinale a alternativa em que há um substantivo cuja mu­dança de gênero não altera o sig­nificado.
a) cabeça, cisma, capital
b) águia, rádio, crisma
c) cura, grama, cisma
d) lama, coral, moral
e) agente, praça, lama

31. (UFF-RJ) Assinale a única frase em que há erro no que diz respeito ao gênero das palavras.
a) O gerente deverá depor como testemunha única do crime.
b) A personagem principal do conto é o Seu Rodrigues.
c) Ele foi apontado como a cabeça do motim.
d) O telefonema deixou a anfitriã per­plexa.
e) A parte superior da traqueia é o la­ringe.

32.(UM-SP) Numere a segunda colu­na de acordo com o significado das expressões da primeira coluna e assinale a alternativa que contém os algarismos na sequência correta.
(1) o óleo santo                    ( ) a moral
(2) a relva                              ( ) a crisma
(3) um sacramento             ( ) o moral
(4) a ética                              ( ) o crisma
(5) a unidade de massa   ( ) a grama
(6) o ânimo                          ( ) o grama

a) 6, 1, 4, 3, 5, 2
b) 6, 3, 4, 1, 2, 5
c) 4, 1, 6, 3, 5, 2
d) 4, 3, 6, 1, 2, 5
e) 6, 1, 4, 3, 2, 5

33.(UM-SP) Assinale a alternativa em que a flexão do substantivo compos­to está errada.
a) os pés-de-chumbo
b) os corre-corre
c) as públicas-formas
d) os cavalos-vapor
e) os vaivéns

34.(UM-SP) Os compostos estão cor­retamente pluralizados em:
a) canetas-tinteiro, bananas-maçã, decretos-lei
b) canetas-tinteiros, bananas-maçãs, decretos-leis
c) caneta-tinteiros, banana-maçãs, decreto-leis
d) canetas-tinteiro, bananas-maçã, decreto-leis
e) canetas-tinteitos, banana-maçãs, decretos-lei 

35. Assinale a opção em que o termo destacado é substantivo e não adjetivo:
a) Na escuridão miserável ela entrou;           
b) A miserável perdeu-se na escuridão;
c) Na miserável escuridão ela se perdeu;
d) A menina era miserável.
e) A miserável menina perdeu-se na escuridão;

36. Assinale a alternativa em que a série de formação do plural dos substantivos compostos esteja correta:
a) abelhas-mestra /couves-flor;   
b) más-línguas / cajás-mirins     
c) amores-perfeito / capitães-mores;
d) sabiás-pirangas / boas-vidas;          
e) obra-primas / guardas-civil.

37.É  correto afirmar que:
a) o plural de de “segunda-feira”, “grão-duque”, e bel-prazer” é, respectivamente, “segundas-feiras”,   “grãos-duques” e “bel-prazeres”.
b)“vitima’ é substantivo sobrecomum e “omoplata é substantivo masculino.
c)”planalto”, “girassol” e “fidalgo” são vocábulos formados por composição.
d) nos vocábulos “nigérrimo”, “voracíssimo” e ¨”humílimo” há mais fonemas que letras.
e) “ancião’, “vilão” e “anão” têm plurais triplos.

38. Indique todos os casos em que estão corretas as formas do plural:
a) Çidadões, cristãos, capelães, vulcões.
b) Órfãos, cristões, guardiões, bênçãos.
c) Melões, capitães, sótões, tabeliães. 
d) Vilões, cidadãos, bênçãos, sótãos.
e) Projetis, coraçõezinhos, chapéus, pãozinhos.

39. Em “Ao começar a trovoada, o dentista mal teve tempo  de estacionar seu carro na garagem. “, os substantivos classificam- se como:
a) derivado, derivado e primitivo.                        b) derivado, primitivo e primitivo.       
 c) primitivo, derivado e derivado.                       d) primitivo, primitivo e derivado.

40. “O rato correu o mais que pôde, mas, quando já estava a salvo, gritou pro leão...”Passando a parte gritada para o plural, teremos:
a) Os ratos correram o mais que puderam, mas, quando já estavam a salvos, gritaram pro leão...
b) Os ratos correram o mais que puderam, mas, quando já  estavam a salvo, gritaram pro leão...
c) Os ratos correram o mais que podiam, mas, quando já estava a salvo, gritaram pro leão....
d) Os ratos correram o mais que podem, mas, quando já estava a salvos, gritou pro leão.

41.”Fora da idéia de tamanho, as formas aumentativas e diminutivas podem  traduzir o nosso desprezo, a nossa crítica, o nosso pouco caso para certos objetos e pessoas. (Evanildo Bechara).Tomando como esta definição acima, assinale a alternativa em que o aumentativo tem esse sentido pejorativo.
a)  “Ele pegou um peixão Quatro quilos!”                    
b)“Soltava uns dois espirros... assoava o narigâo...”
c)   O dono da fazenda virou-se para ver que barulhão era aquele.
d)  “... saía do mato uma mulheraça rúbida, de saias rufadas de goma.”

42.O grama: unidade de medida; a grama: capim. Assinalar a  alternativa  em que a palavra, passando para o feminino, não muda de sentido,
a) O rádio - A rádio
b) O colega - A colega
c) O estepe - A estepe  
d) O cabeça - A cabeça

                                  Continho
         Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo:
 - Você aí, menino, para onde vai essa estrada?
 - Ela não vai não: nós é que vamos nela.
 - Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
 - Eu não me chamo não, os outros é que me chamam de Zé.
                                      (Paulo Mendes Campos)













43-Considere as afirmativas:
I-”Na linha 1 do texto há um substantivo e três adjetivos.
II- A expressão “de Pernambuco” é uma locução adjetiva.
III-A palavra “soalheira”   é  formada por derivação sufixal.
                                          
Está(ão) correta(s):

 a)Apenas 1.   b)Apenas II.   c)Apenas III.       d)Apenas I e II.         e)I, II e III.    

44.Assinale a alternativa em que todas as palavras são do gênero feminino:         
a) omoplata, apendicite, cal, ferrugem     
b) cal, faringe, dó, alface, telefonema 
c) criança, cônjuge, champanha, dó, afã  
d) cólera, agente, pianista, guaraná, vitrina
e) jacaré, ordenança,  sofisma, análise, nauta

45. Numere a segunda coluna de acordo com o  significado das expressões da primeira coluna e assinale a alternativa que contém os algarismos  na sequência  correta:
(1) óleo santo                                   (  ) a moral                     a) 6,1,4,3,52
(2) a relva                                         (  ) a crisma,                   b) 6,3,4,1,2,5
(3) um sacramento                          (  ) o moral                      c) 4,1,6,3,5,2
(4) a ética                                         (  ) o crisma                    d) 4,3,6,1,2,5
(5) a unidade de massa                 (  ) a grama                     e) 6,1,4,3,2,5
(6) o ânimo                                       (  ) o grama

46. Nas palavras seguintes, há uma com erro de flexão. Assinale-a.
    a) irmãozinhos
    b) papelzinhos
    c)coraçõezinhos  
    d) heroizinhos   
    e) lençoizinhos

47. Em que alternativa utiliza-se a substantivação, como recurso estilístico?
a) “Perdi o bonde e a esperança.”  
b) “Volto pálido para casa.”              
c) “Vou subir a ladeira lenta.”
d) “Com um insolúvel flautim.”                        
e)“Nós gritamos um sim! ao eterno.”

48. Assinale o período que não contém um substantivo sobrecomum.
a) Ele foi a testemunha ocular do crime ocorrido naquela polêmica reunião.
b) Aquela  jovem ainda conserva a  ingenuidade meiga e dócil da criança.
c} A intérprete morreu mantendo-se como um ídolo indestrutível na memória de seus admiradores.
d) As  famílias desestruturam-se quando os cônjuges agem sem consciência.
e) O pianista executou com melancolia e suavidade a sinfonia preferida  pela plateia.

GABARITO

Exercícios sobre substantivos com as respostas

1. Separe, das frases abaixo, os substantivos próprios e os comuns, escrevendo-os no quadro.
1.      O motorista do ônibus era Antônio.
2.      O Jornal do Brasil deu a notícia do assalto. 
3.      Os legumes caíram no chão.
4.      Benito, Iara e Marli já leram o texto em Recife.
5.      Era sempre festa quando o professor Celso chamava os sobrinhos e os netos para contar-lhes histórias.
6.      Cláudia, Helena, José e Joaquim atendiam ao avô, com muita alegria.
7.      Eles gostavam de ouvir as mesmas lendas: Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio.
8.      As lendas de índios e as histórias fantásticas dos escravos trazidos da África eram as histórias preferidas.

Substantivos próprios
Substantivos comuns
Antonio, Jornal do Brasil, Benito, Iara, Marli, Recife, Celso, Cláudia, Helena, José, Joaquim, Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio, África,
Motorista, ônibus, notícia, assalto, legumes, chão, texto, festa, professor, sobrinhos, netos, histórias, avô, alegria, lendas, índios, escravos,


2. Leia com atenção as frases abaixo e sublinhe todos os substantivos que encontrar. Depois os separe colocando-os na coluna em que se classificam.
a. Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
b. A paz é fruto da justiça.
c. Os passarinhos formam seus ninhos com palha e gravetos.


Substantivos concretos
Substantivos abstratos
coruja, águia, fruto, passarinho, ninho, palha, gravetos
                     briga, pazes, paz, justiça.


3. Identifique os substantivos existentes nas frases e classifique-os em próprios ou comuns, concretos ou abstratos:
a) Alberto é engenheiro e ele construiu uma barragem na represa.
b) A saudade, a alegria, a tristeza e o medo são emoções.
c) Mário examinou o telhado e substituiu as telhas quebradas.
d) Fernando foi de navio para Portugal.

a)  Alberto – substantivo próprio, concreto; engenheiro, barragem, represa – substantivo comum concreto
b) saudade, alegria, tristeza, medo – substantivo comum abstrato
c) Mário – substantivo próprio concreto; telhado, telhas – substantivo comum concreto
d) Fernando, Portugal – substantivo próprio concreto; navio  – substantivo comum concreto

4. Preencha as lacunas com os substantivos coletivos convenientes:
a) Fui à   biblioteca   e encontrei um bom livro para minha pesquisa.
b) As estrelas que formam a    constelação do Cruzeiro do Sul são cinco, formando uma cruz.
c) A    esquadra     de Cabral chegou ao Brasil em 1500.
d) A     esquadrilha      de aviões brasileiros sobrevoou a cidade durante muitas horas.
e) Dei um     ramalhete     de rosas à minha mãe.
f) Ganhei um    álbum    contendo fotos de quando eu era criança.
g) O enxame          de abelhas africanas zumbiam assustadoramente.
h) Naqueles rios encontram-se    cardume     de peixes grandes.
i) A     flora     brasileira apresenta vegetação variada.
j) Grande    multidão, caravana    de retirantes invadiu a cidade.


5
d
6
b
7
b
8
c
9
a
10
e
11
c
12
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