Total de visualizações de página

POR APENAS UM PIX DE UM 1.00 REAL . VC PODE AJUDAR A MANTER ESSE BLOG.

POR APENAS UM PIX DE UM 1.00 REAL . VC PODE AJUDAR A MANTER ESSE BLOG.
EXISTE UM CUSTO PARA MANTER ESSE BLOG COMO : INTERNET, MATERIAL, ARMAZENAMENTO DOS ARQUIVOS NO DRIVE DO GOOGLE POIS AGORA TUDO TEM UM CUSTO OBRIGADA.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Orações subordinadas reduzidas

NÃO ADIE MAIS. COMECE AGORA E
VEJA-SE COMO UMA PESSOA DE SUCESSO.

Orações subordinadas reduzidas


As orações subordinadas podem aparecer sob a
 forma de orações reduzidas, que apresentam as

 seguintes características:verbo em uma das formas
 nominais


Reduzida de Infinitivo


Meu desejo era viajar para a Grécia.

Obs.: embora haja alguns gramáticos que a aceitem,
 é errada, segundo a gramática normativa, a
 construção de Oração Subordinada Substantiva
 Objetiva Direta: "'Deixe eu passar", porque nesse caso
 (ou em casos similares) não deve ser utilizado o
 pronome pessoal do caso reto "eu", porque ele não
 pode ser usado como objeto direto de uma oração,
 assim sendo, a correta construção oracional é
 
"Deixe-me passar".

Reduzida de Gerúndio


Encontrei as crianças brincando no jardim.

Reduzida de Particípio


Apresentado o resultado, todos discordarão.

Observações


O sujeito das orações reduzidas de Infinitivo.


 Isto ocorre no Infinitivo Flexionado ou Pessoal,

 porque
 as orações reduzidas de Infinitivo Impessoal com os
 pronomes oblíquos átonos exercendo a função de
 sujeito.

Mandei-o sair.

Suj. do verbo no Infinitivo o convém reescrevê-la na

 oração desenvolvida Mandei que ele saísse, não deve

 ser contraído com a Preposição de.

A maneira de ele trabalhar não é satisfatória. ( certo)

A maneira dele trabalhar não é satisfatória. ( errado)

Os pronomes pessoais oblíquos mim e ti não devem

 ser usados como sujeito das orações reduzidas de

 infinitivo flexionado ou pessoal. No lugar deles,

 devem ser usados os pronomes pessoais retos :

 eu e tu.

Foi difícil para eu fazer isto. ( certo)

Foi difícil para mim fazer isto. ( errado)

Nenhum comentário: