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quarta-feira, 19 de março de 2014
A SAGRA DO CONCURSEIROS
NÃO ADIE MAIS. COMECE AGORA E VEJA-SE COMO UMA PESSOA DE SUCESSO.
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A SAGRA DO CONCURSEIROS

DICAS COMO SE PREPARAR PARA CONCURSO
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COMO SE PREPARA PRA CONCURSOS
ESTE É UM MANUAL PARA AQUELES QUE QUEREM PRESTAR EXAMES EM
CONCURSOS PÚBLICOS E ACHAM QUE NÃO
TEM CONFIANÇA EM SUA CAPACIDADE.
VOCÊ, COMO QUALQUER OUTRA PESSOA, PODE SER
APROVADO EM CONCURSOS PÚBLICOS.
AQUI VOCÊ ENCONTRARÁ DESDE OS PRIMEIROS PASSOS PARA ORGANIZAR-SE NOS ESTUDOS COM EXERCÍCIOS DE MEMORIZAÇÃO, RACIOCÍNIO E CRIATIVIDADE ATÉ O DOMÍNIO DAS DIFERENTES MODALIDADES DE PROVAS.
NÃO ADIE MAIS.
COMECE AGORA E VEJA-SE COMO UM PESSOA DE SUCESSO.
BOA SORTE
SÃO 6 DICAS: COMO
SE PREPARAR PARA CONCURSO.
1ªDICA:
QUERER PASSAR
QUERER PASSAR
É O PRIMEIRO PASSO.
DESENVOLVA
CONFIANÇA EM VOCÊ MESMO.
NUNCA DESISTA.
VEJA-SE COMO UMA
PESSOA DE SUCESSO.
TENHA CONTROLE DE
SEUS PENSAMENTOS:
SEJA FLEXÍVEL
SEJA HUMILDE
DEIXE DE ADIAR AS COISAS.
NINGUÉM VENCE SEM ESFORÇO
2ª DICA
APRENDENDO TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO
O QUE É SER INTELIGENTE?
COMO FUNCIONA O CÉREBRO HUMANO
COMO FAZER O CÉREBRO TRABALHAR A SEU FAVOR
COMO MEMORIZAR AS COISAS
LEITURA ADICIONAL : OUTRAS TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO
3ª DICA
POR ONDE COMEÇAR:
A PRIMEIRA COISA A SER FEITA:
DICAS 5
COM TÉCNICA TODO
MUNDO PODE PASSAR
APRENDENDO TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO
O QUE É SER INTELIGENTE?
COMO FUNCIONA O CÉREBRO HUMANO
COMO FAZER O CÉREBRO TRABALHAR A SEU FAVOR
COMO MEMORIZAR AS COISAS
LEITURA ADICIONAL : OUTRAS TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO
3ª DICA
POR ONDE COMEÇAR:
A PRIMEIRA COISA A SER FEITA:
DICA 4
COMO VENCER A FALTA DE TEMPO
DICAS 5
COM TÉCNICA TODO
MUNDO PODE PASSAR
DICA 6
DOMINANDO TODAS AS
MODALIDADES DE PROVAS
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A Saga do Concurseiro - Como Passar em Concursos Públicos por Charles Pe...

MORFOLÓGICOS PARTE II ASPECTOS
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terça-feira, 18 de março de 2014
Exercícios com Substantivos e Gabarito
63 EXERCÍCIOS:
1. Numa das seguintes frases, há uma flexão de plural grafada erradamente:
a) os escrivães serão beneficiados por esta lei.
b) o número mais importante é o dos anõezinhos.
c) faltam os hifens nesta relação de palavras.
d) Fulano e Beltrano são dois grandes caráteres.
e) os répteis são animais ovíparos.
2. Assinale o par de vocábulos que fazem o plural da mesma forma que “balão” e “caneta-tinteiro”:
a) vulcão, abaixo-assinado;
b) irmão, salário-família;
c) questão, manga-rosa;
d) bênção, papel-moeda;
e) razão, guarda-chuva.
3. Assinale a alternativa em que está correta a formação do plural:
) cadáver – cadáveis;
b) gavião – gaviães;
c) fuzil – fuzíveis;
d) mal – maus;
e) atlas – os atlas.
4. Indique a alternativa em que todos os substantivos são abstratos:
Observe agora:
O substantivo beleza designa uma qualidade.
Substantivo Abstrato: é aquele que designa seres que dependem de outros para se manifestar ou existir.
Pense bem: a beleza não existe por si só, não pode ser observada. Só podemos observar a beleza numa pessoa ou coisa que seja bela. A beleza depende de outro ser para se manifestar. Portanto, a palavra beleza é um substantivo abstrato.
Os substantivos abstratos designam estados, qualidades, ações e sentimentos dos seres, dos quais podem ser abstraídos, e sem os quais não podem existir.
Por exemplo: vida (estado), rapidez (qualidade), viagem (ação), saudade (sentimento).
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a) tempo – angústia – saudade – ausência – esperança– imagem;
b) angústia – sorriso – luz – ausência – esperança –inimizade;
c) inimigo – luz – esperança – espaço – tempo;
d) angústia – saudade – ausência – esperança – inimizade;
e) espaço – olhos – luz – lábios – ausência – esperança.
5. Assinale a alternativa em que todos os substantivos são masculinos:
a) enigma – idioma – cal;
b) pianista – presidente – planta;
c) champanha – dó(pena) – telefonema;
d) estudante – cal – alface;
e) edema – diabete – alface.
6. Sabendo-se que há substantivos que no masculino têm um significado; e no feminino têm outro, diferente. Marque a alternativa em que há um substantivo que não corresponde ao seu significado:
a) O capital = dinheiro;
A capital = cidade principal;
b) O grama = unidade de medida;
A grama = vegetação rasteira;
c) O rádio = aparelho transmissor;
A rádio = estação geradora;
d) O cabeça = o chefe;
A cabeça = parte do corpo;
e) A cura = o médico.
O cura = ato de curar.
7. Marque a alternativa em que haja somente substantivos sobrecomuns:
a) pianista – estudante – criança;
b) dentista – borboleta – comentarista;
c) crocodilo – sabiá – testemunha;
d) vítima – cadáver – testemunha;
e) criança – desportista – cônjuge.
8. Aponte a seqüência de substantivos que, sendo originalmente diminutivos ou aumentativos, perderam essa acepção e se constituem em formas normais, independentes do termo derivante:
a) pratinho – papelinho – livreco – barraca;
b) tampinha – cigarrilha – estantezinha – elefantão;
c) cartão – flautim – lingüeta – cavalete;
d) chapelão – bocarra – cidrinho – portão;
e) palhacinho – narigão – beiçola – boquinha.
9. Dados os substantivos “caroço”, “imposto”, “coco” e “ovo”, conclui-se que, indo para o plural a vogal tônica soará aberta em:
a) apenas na palavra nº 1;
b) apenas na palavra nº 2;
c) apenas na palavra nº 3;
d) em todas as palavras;
e) N.D.A.
10. Marque a alternativa que apresenta os femininos de “Monge”, “Duque”, “Papa” e “Profeta”:
a) monja – duqueza – papisa – profetisa;
b) freira – duqueza – papiza – profetisa;
c) freira – duquesa – papisa – profetisa;
d) monja – duquesa – papiza – profetiza;
e) monja – duquesa – papisa – profetisa.
11.O plural dos substantivos “couve-flor”, “pão-de-ló” e “amor-perfeito”, é:
a) couve-flores; pães-de-ló; amores-perfeitos;
b) couves-flores; pães-de-ló; amores-perfeitos;
c) couves-flores; pão-de-ló; amor-perfeitos;
d) couves-flores; pão-de-lós; amores-perfeitos;
e) couves-flores; pães-de-ló; amor-perfeitos.
12. Indique o grupo de substantivo que só admite o artigo “o” :
a) cal, dó, sentinela;
b) contralto, eczema, aluvião;
c) hosana, apêndice, apendicite;
d) telefonema, eclipse, afã;
e) trama, elipse, omoplata.
13. Indique a alternativa que apresenta erro na forma do plural:
a) sol: sóis; fúsil: fúseis; anão: anões;
b) peão: peões; guardião: guardiãos; caráter: caracteres;
c) órgão: órgãos;corrimão: corrimãos; mel: méis;
d) sótão: sótãos; álcool: álcoois; cônsul: cônsules;
e) faisão: faisães; anil: anis; capitão: capitães.
14. Assinale a alternativa que contiver todos os termos com plural correto:
a) luso-brasileiras; rosas-chá; sapatos-areia; decretos-lei;
b) guardas-marinha; prócers; procônsules; totens;
c) grã-cruzes; chefes-de-seção; surdo-mudos; primas-donas;
d) saias-calças; ouvidores-mor; baixos-relevos; gatos-pingados;
e) sapatos-de-cristais; coronéis-de-barrancos; olhosde-gatos.
15. Entre os substantivos aqui relacionados, há um que é do masculino qual?
a) hóstia;
b) Anátema;
c) Ráfia;
d) Antífona;
e) Estenia.
GABARITO:
1. D 2. C 3. E 4. D 5. C 6. E 7. D 8. C 9. E
10. E 11. B 12. D 13. B 14. A 15. B
29.(CFG/IME-RJ) Aponte a alternativa em que nem todas as palavras apresentem sufixo de grau diminutivo:
a) poemeto, maleta
b) rapazola, bandeirola
c) viela, ruela
d) lugarejo, vilarejo
e) menininho, carinho
30.(UM-SP) Assinale a alternativa em que há um substantivo cuja mudança de gênero não altera o significado.
a) cabeça, cisma, capital
b) águia, rádio, crisma
c) cura, grama, cisma
d) lama, coral, moral
e) agente, praça, lama
31. (UFF-RJ) Assinale a única frase em que há erro no que diz respeito ao gênero das palavras.
a) O gerente deverá depor como testemunha única do crime.
b) A personagem principal do conto é o Seu Rodrigues.
c) Ele foi apontado como a cabeça do motim.
d) O telefonema deixou a anfitriã perplexa.
e) A parte superior da traqueia é o laringe.
32.(UM-SP) Numere a segunda coluna de acordo com o significado das expressões da primeira coluna e assinale a alternativa que contém os algarismos na sequência correta.
(1) o óleo santo ( ) a moral
(2) a relva ( ) a crisma
(3) um sacramento ( ) o moral
(4) a ética ( ) o crisma
(5) a unidade de massa ( ) a grama
(6) o ânimo ( ) o grama
a) 6, 1, 4, 3, 5, 2
b) 6, 3, 4, 1, 2, 5
c) 4, 1, 6, 3, 5, 2
d) 4, 3, 6, 1, 2, 5
e) 6, 1, 4, 3, 2, 5
33.(UM-SP) Assinale a alternativa em que a flexão do substantivo composto está errada.
a) os pés-de-chumbo
b) os corre-corre
c) as públicas-formas
d) os cavalos-vapor
e) os vaivéns
34.(UM-SP) Os compostos estão corretamente pluralizados em:
a) canetas-tinteiro, bananas-maçã, decretos-lei
b) canetas-tinteiros, bananas-maçãs, decretos-leis
c) caneta-tinteiros, banana-maçãs, decreto-leis
d) canetas-tinteiro, bananas-maçã, decreto-leis
e) canetas-tinteitos, banana-maçãs, decretos-lei
35. Assinale a opção em que o termo destacado é substantivo e não adjetivo:
a) Na escuridão miserável ela entrou;
b) A miserável perdeu-se na escuridão;
c) Na miserável escuridão ela se perdeu;
d) A menina era miserável.
e) A miserável menina perdeu-se na escuridão;
36. Assinale a alternativa em que a série de formação do plural dos substantivos compostos esteja correta:
a) abelhas-mestra /couves-flor;
b) más-línguas / cajás-mirins
c) amores-perfeito / capitães-mores;
d) sabiás-pirangas / boas-vidas;
e) obra-primas / guardas-civil.
37.É correto afirmar que:
a) o plural de de “segunda-feira”, “grão-duque”, e bel-prazer” é, respectivamente, “segundas-feiras”, “grãos-duques” e “bel-prazeres”.
b)“vitima’ é substantivo sobrecomum e “omoplata é substantivo masculino.
c)”planalto”, “girassol” e “fidalgo” são vocábulos formados por composição.
d) nos vocábulos “nigérrimo”, “voracíssimo” e ¨”humílimo” há mais fonemas que letras.
e) “ancião’, “vilão” e “anão” têm plurais triplos.
38. Indique todos os casos em que estão corretas as formas do plural:
a) Çidadões, cristãos, capelães, vulcões.
b) Órfãos, cristões, guardiões, bênçãos.
c) Melões, capitães, sótões, tabeliães.
d) Vilões, cidadãos, bênçãos, sótãos.
e) Projetis, coraçõezinhos, chapéus, pãozinhos.
39. Em “Ao começar a trovoada, o dentista mal teve tempo de estacionar seu carro na garagem. “, os substantivos classificam- se como:
a) derivado, derivado e primitivo. b) derivado, primitivo e primitivo.
c) primitivo, derivado e derivado. d) primitivo, primitivo e derivado.
40. “O rato correu o mais que pôde, mas, quando já estava a salvo, gritou pro leão...”Passando a parte gritada para o plural, teremos:
a) Os ratos correram o mais que puderam, mas, quando já estavam a salvos, gritaram pro leão...
b) Os ratos correram o mais que puderam, mas, quando já estavam a salvo, gritaram pro leão...
c) Os ratos correram o mais que podiam, mas, quando já estava a salvo, gritaram pro leão....
d) Os ratos correram o mais que podem, mas, quando já estava a salvos, gritou pro leão.
41.”Fora da idéia de tamanho, as formas aumentativas e diminutivas podem traduzir o nosso desprezo, a nossa crítica, o nosso pouco caso para certos objetos e pessoas. (Evanildo Bechara).Tomando como esta definição acima, assinale a alternativa em que o aumentativo tem esse sentido pejorativo.
a) “Ele pegou um peixão Quatro quilos!”
b)“Soltava uns dois espirros... assoava o narigâo...”
c) O dono da fazenda virou-se para ver que barulhão era aquele.
d) “... saía do mato uma mulheraça rúbida, de saias rufadas de goma.”
42.O grama: unidade de medida; a grama: capim. Assinalar a alternativa em que a palavra, passando para o feminino, não muda de sentido,
a) O rádio - A rádio
b) O colega - A colega
c) O estepe - A estepe
d) O cabeça - A cabeça
Continho
Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo:
- Você aí, menino, para onde vai essa estrada?
- Ela não vai não: nós é que vamos nela.
- Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
- Eu não me chamo não, os outros é que me chamam de Zé.
(Paulo Mendes Campos)
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43-Considere as afirmativas:
I-”Na linha 1 do texto há um substantivo e três adjetivos.
II- A expressão “de Pernambuco” é uma locução adjetiva.
III-A palavra “soalheira” é formada por derivação sufixal.
Está(ão) correta(s):
a)Apenas 1. b)Apenas II. c)Apenas III. d)Apenas I e II. e)I, II e III.
44.Assinale a alternativa em que todas as palavras são do gênero feminino:
a) omoplata, apendicite, cal, ferrugem
b) cal, faringe, dó, alface, telefonema
b) cal, faringe, dó, alface, telefonema
c) criança, cônjuge, champanha, dó, afã
d) cólera, agente, pianista, guaraná, vitrina
d) cólera, agente, pianista, guaraná, vitrina
e) jacaré, ordenança, sofisma, análise, nauta
45. Numere a segunda coluna de acordo com o significado das expressões da primeira coluna e assinale a alternativa que contém os algarismos na sequência correta:
(1) óleo santo ( ) a moral a) 6,1,4,3,52
(2) a relva ( ) a crisma, b) 6,3,4,1,2,5
(3) um sacramento ( ) o moral c) 4,1,6,3,5,2
(4) a ética ( ) o crisma d) 4,3,6,1,2,5
(5) a unidade de massa ( ) a grama e) 6,1,4,3,2,5
(6) o ânimo ( ) o grama
46. Nas palavras seguintes, há uma com erro de flexão. Assinale-a.
a) irmãozinhos
b) papelzinhos
c)coraçõezinhos
d) heroizinhos
e) lençoizinhos
47. Em que alternativa utiliza-se a substantivação, como recurso estilístico?
a) “Perdi o bonde e a esperança.”
b) “Volto pálido para casa.”
c) “Vou subir a ladeira lenta.”
d) “Com um insolúvel flautim.”
e)“Nós gritamos um sim! ao eterno.”
48. Assinale o período que não contém um substantivo sobrecomum.
a) Ele foi a testemunha ocular do crime ocorrido naquela polêmica reunião.
b) Aquela jovem ainda conserva a ingenuidade meiga e dócil da criança.
c} A intérprete morreu mantendo-se como um ídolo indestrutível na memória de seus admiradores.
d) As famílias desestruturam-se quando os cônjuges agem sem consciência.
e) O pianista executou com melancolia e suavidade a sinfonia preferida pela plateia.
GABARITO
Exercícios sobre substantivos com as respostas
1. Separe, das frases abaixo, os substantivos próprios e os comuns, escrevendo-os no quadro.
1. O motorista do ônibus era Antônio.
2. O Jornal do Brasil deu a notícia do assalto.
3. Os legumes caíram no chão.
4. Benito, Iara e Marli já leram o texto em Recife.
5. Era sempre festa quando o professor Celso chamava os sobrinhos e os netos para contar-lhes histórias.
6. Cláudia, Helena, José e Joaquim atendiam ao avô, com muita alegria.
7. Eles gostavam de ouvir as mesmas lendas: Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio.
8. As lendas de índios e as histórias fantásticas dos escravos trazidos da África eram as histórias preferidas.
Substantivos próprios
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Substantivos comuns
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Antonio, Jornal do Brasil, Benito, Iara, Marli, Recife, Celso, Cláudia, Helena, José, Joaquim, Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio, África,
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Motorista, ônibus, notícia, assalto, legumes, chão, texto, festa, professor, sobrinhos, netos, histórias, avô, alegria, lendas, índios, escravos,
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2. Leia com atenção as frases abaixo e sublinhe todos os substantivos que encontrar. Depois os separe colocando-os na coluna em que se classificam.
a. Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
b. A paz é fruto da justiça.
c. Os passarinhos formam seus ninhos com palha e gravetos.
Substantivos concretos
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Substantivos abstratos
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coruja, águia, fruto, passarinho, ninho, palha, gravetos
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briga, pazes, paz, justiça.
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3. Identifique os substantivos existentes nas frases e classifique-os em próprios ou comuns, concretos ou abstratos:
a) Alberto é engenheiro e ele construiu uma barragem na represa.
b) A saudade, a alegria, a tristeza e o medo são emoções.
c) Mário examinou o telhado e substituiu as telhas quebradas.
d) Fernando foi de navio para Portugal.
a) Alberto – substantivo próprio, concreto; engenheiro, barragem, represa – substantivo comum concreto
b) saudade, alegria, tristeza, medo – substantivo comum abstrato
c) Mário – substantivo próprio concreto; telhado, telhas – substantivo comum concreto
d) Fernando, Portugal – substantivo próprio concreto; navio – substantivo comum concreto
4. Preencha as lacunas com os substantivos coletivos convenientes:
a) Fui à biblioteca e encontrei um bom livro para minha pesquisa.
b) As estrelas que formam a constelação do Cruzeiro do Sul são cinco, formando uma cruz.
c) A esquadra de Cabral chegou ao Brasil em 1500.
d) A esquadrilha de aviões brasileiros sobrevoou a cidade durante muitas horas.
e) Dei um ramalhete de rosas à minha mãe.
f) Ganhei um álbum contendo fotos de quando eu era criança.
g) O enxame de abelhas africanas zumbiam assustadoramente.
h) Naqueles rios encontram-se cardume de peixes grandes.
i) A flora brasileira apresenta vegetação variada.
j) Grande multidão, caravana de retirantes invadiu a cidade.
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Exercícios com Substantivos e Gabarito

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